
Na primeira reunião dos prefeitos de 2020, marcada para terça-feira (14/01) o Consórcio Intermunicipal vai entregar as obras de qualificação de espaços que foram realizadas durante o período de recesso da entidade em dezembro. A principal obra foi a retirada das colunas do auditório da entidade, que precisou de um reforço estrutural com vigas de ferro para manter a integridade do prédio com a supressão dos pilares.
“Aquelas colunas eram muito ruins, incomodavam quem assistia e também quem estava na mesa. Não existe em lugar nenhum auditório com colunas no meio”, destacou o secretário executivo do consórcio, Edgard Brandão Júnior. As estruturas verticais foram retiradas e o reforço foi feito por vigas metálicas. Todo o procedimento foi feito com aval da engenharia da prefeitura de Santo André, dona do prédio, seguindo um projeto elaborado para a intervenção.
Segundo Brandão, um fator dificultou a realização da obra no auditório; a ausência dos projetos originais do prédio, que data de 1.973. “Na época as estruturas eram diferentes, hoje se usam muito as vigas metálicas que facilitam muito o trabalho e ficou até bem mais forte do que era antes. Foi uma obra rápida, fomos fazendo e já retirando o escoramento”, explicou o secretário.

Além do auditório o consórcio já realizou a obra de impermeabilização da laje, acabando com infiltrações. Outra intervenção foi feita no salão onde acontecem as reuniões dos prefeitos e o sistema elétrico também passará por modernização. Na área do estacionamento também será feita uma reforma menor, com a preparação de uma área de uso dos funcionários. “São reformas em que é preciso investir num prédio mais antigo”, comenta Brandão.
Só na obra do auditório o consórcio investiu R$ 32,965,45, sendo R$ 9 mil só no projeto e o restante na execução. Essa foi a segunda reforma do prédio, que antes de ser a sede da entidade regional foi repartição do Poder Judiciário. Em 2010, foram feitas reformas para a garantia da acessibilidade ao prédio, como construção de rampas e instalação de elevador. O próximo passo é a obtenção do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) o que Brandão considera uma das prioridades.