
O prefeito de Diadema, Taka Yamauchi (MDB), oficializou nesta terça-feira (11/02) a criação do Comitê Intersecretarial de Monitoramento de Ações Preventivas para o período de chuvas de verão, por meio de publicação no Diário Oficial. O grupo de trabalho tem a missão de elaborar medidas preventivas e definir estratégias de ação, em sintonia com a Defesa Civil, para reduzir os impactos das chuvas até o encerramento de suas atividades, previsto para 15 de abril.
De acordo com a assessoria do prefeito, Taka orientou, na primeira reunião, que o grupo de crise acompanhasse de perto as chuvas e realizasse um diagnóstico das áreas de risco na cidade. O emedebista também solicitou a elaboração de propostas para obras de drenagem e outras intervenções destinadas a mitigar os impactos pluviais neste verão, além de buscar recursos junto ao governo estadual.
O comitê intersecretarial é composto por 10 integrantes e tem como presidente um representante da Secretaria de Segurança Cidadã, à qual a Defesa Civil é subordinada. De acordo com o decreto, cabe ao setor definir estratégias de comunicação e difusão de informações à população sobre alertas de risco e medidas preventivas, além de elaborar escalas de plantão para as equipes de atendimento emergencial.
Embora o decreto municipal 8.487 esteja datado de 31 de janeiro, sua publicação no Diário Oficial ocorreu apenas nesta terça-feira, no 42º dia da gestão de Taka. No entanto, a assessoria do prefeito garantiu que os trabalhos tiveram início já em 4 de janeiro e que a publicação só foi feita posteriormente devido a trâmites internos.
Segundo a gestão municipal, a comissão já elaborou um plano de ações para solicitar recursos ao governo estadual. A demanda será incluída no escopo do Consórcio Intermunicipal ABC, conforme definido em reunião realizada nesta segunda-feira (10/02) entre representantes da entidade e a secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, no Palácio dos Bandeirantes.
O decreto municipal também estabelece que compete ao comitê deliberar sobre temas relacionados às ações preventivas e de socorro a serem adotadas pela Prefeitura de Diadema durante o período de chuvas intensas. As determinações seguirão as diretrizes das coordenadorias municipal, estadual e nacional de Proteção e Defesa Civil.
As medidas visam atender famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, moradores de áreas de risco, como encostas e regiões alagáveis, além de pessoas em situação de rua. Para a elaboração do plano, foram mapeadas as áreas mais vulneráveis da cidade, permitindo o monitoramento das regiões propensas a alagamentos, deslizamentos e outros eventos climáticos extremos. Nove áreas do município estão recebendo atenção especial.