O período de férias chegou e muitos se preparam para curtir dias de descanso e lazer com a família e os amigos. Quem vai viajar de carro deve ficar atento e se programar para fazer o check-up do veículo para evitar surpresas no meio do caminho e garantir a segurança dos ocupantes na estrada.
Quando se fala em revisão e manutenção preventiva, o sistema de freio tem fundamental importância. O uso constante do sistema resulta no desgaste natural das peças e, por isso, a recomendação é verificar a condição das mesmas para garantir a eficiência da frenagem.
Veja algumas recomendações da Cobreq, marca da TMD Friction, que é fabricante de pastilhas de freio:
Fluido de freio
É preciso checar o nível do fluido e, caso esteja abaixo do mínimo, é necessário verificar se há vazamentos. Também é recomendado fazer a inspeção no sistema de freio, já que isso pode indicar desgaste natural das pastilhas de freio. Outra orientação é consultar o prazo de validade e troca do fluido conforme a indicação do fabricante do veículo, que consta no manual do proprietário. O líquido não deve ser completado, mas substituído. O fluido tem ação primordial no processo de desaceleração do veículo e não pode ser ignorado.
Pastilhas de freio
Sem as pastilhas, o veículo não freia. Os componentes são responsáveis pela ação necessária para parar o movimento de rotação das rodas do veículo. Por isso, antes de viajar, cheque se não estão desgastadas ou com algum ruído estranho. A espessura útil do material de atrito das pastilhas com o disco de freio não pode ter menos de três milímetros. É importante lembrar também que elas não devem ser lixadas quando a superfície está com aspecto vitrificado, o mais indicado é fazer a troca. Quando realizada a substituição dos itens, o motorista deve evitar frenagens muito bruscas nos primeiros dias.
Freios a tambor
Ainda amplamente utilizado nas rodas do eixo traseiro, o sistema conta com itens, como tambor, sapatas com lonas, cilindros, molas e alavancas. Os componentes devem trabalhar em conjunto. As sapatas de freio, por exemplo, têm o papel de afixar as lonas e pressioná-las contra as paredes internas do tambor quando o freio é acionado. Quando desgastadas, as lonas podem comprometer a frenagem, por isso o ideal é efetuar a troca assim que a situação for identificada. Ruídos e dificuldades em frear ou manter o veículo parado por meio do freio de mão podem ser indícios de problemas.
Discos e tambores de freio
Os discos e os tambores de freio também não devem exceder a espessura abaixo da mínima especificada pelo fabricante do veículo. Isso pode ocasionar sérios problemas, já que o componente precisa estar em boas condições durante a frenagem para enfrentar altas temperaturas e esforços mecânicos extremos. O uso do componente com espessura abaixo do limite pode provocar superaquecimento, empenamentos, trinca ou até mesmo quebra.
Outros itens importantes como pneus, sistema elétrico e filtros devem ser checados na revisão. É preciso verificar se lanternas, faróis, luz de ré, setas e pisca alerta estão funcionando de forma adequada. Os equipamentos de segurança como triângulo, macaco e chave de roda também devem estar em bom estado, assim como os pneus e o estepe. A condição das palhetas dos limpadores de vidro e do desembaçador deve ser observada antes de pegar a estrada.