Voluntários preparam sacolinhas de Natal

(Foto: Pedro Diogo)

O fim do ano chegou e, novamente, as imagens de mesas fartas e árvores de Natal cheias de presentes ganham o imaginário. No entanto, o Natal dos sonhos está distante de muitas famílias que, em meio à pobreza extrema, não conseguem corresponder às expectativas em torno da data.

Para tentar mudar um pouco essa realidade e tornar o Natal de centenas de crianças mais feliz, voluntários da região se unem para arrecadar doações e montar kits com roupas, doces, itens de higiene, calçados e brinquedos para os pequenos.

Newsletter RD

É o caso da professora de educação infantil Jéssica di Loreto Scalzaretto que, há aproximadamente 15 anos faz parte do Movimento Amor e Trabalho (MAT), associação beneficente localizada no bairro de Rudge Ramos, em São Bernardo. Em 2019, a instituição deve montar 108 sacolinhas de Natal para crianças de até 10 anos. As lembranças serão distribuídas no dia 11 de dezembro, com direito a lanches, pipoca, brinquedões e a presença do Papai Noel. “A gente não consegue mudar o mundo, mas consegue acalorar esses corações e fazer a diferença para eles”, diz. Os interessados em colaborar com esse e com outros projetos do MAT devem entrar em contato pelo site movimentoamoretrabalho.com.br.

Outra instituição com ações voltadas à montagem de kits de Natal para crianças carentes é a Casa de Timóteo, também em São Bernardo, onde são atendidas desde crianças com meses de idade até jovens de 16 anos. A jornalista e voluntária Fabiana Tapia, que participa do projeto há 30 anos, afirma que essa é uma forma de ajudar quem precisa, com a certeza de que as doações são destinadas às mãos certas. Cerca de 100 crianças devem receber kit composto por roupa, doces, brinquedo, roupa íntima e sapato, no dia 15 de dezembro. “Cada vez que a gente chega lá e vê aqueles rostinhos, a gente se motiva. São crianças que precisam muito”, diz. Antes, no dia 14, a casa realiza festa com brinquedos, barraquinhas de comida e Papai Noel, com participação de toda a comunidade.

Além das crianças atendidas pela Casa de Timóteo, Fabiana adotou oito sacolinhas de outra instituição e organiza doação de cestas de Natal para duas famílias de catadores de recicláveis. “A cada ano tento ampliar um pouquinho. Esse ano foi difícil, mas passou. O que importa é que essa é uma sementinha do bem que a gente planta”, declara. Quem tiver interesse em contribuir com a causa deve entrar em contato com Fabiana pelo telefone (11) 94979-4208.

Em Santo André, o Ministério Tanque de Betesda está com a quarta edição do projeto de Natal Ação Solidária. A ação tem como meta atender cerca de 70 crianças do Jardim Santo André, cadastradas e acompanhadas pela congregação durante o ano. A professora de língua portuguesa, Adriana Doralice Pereira, é uma das voluntárias responsáveis pela captação de doações e parceiros, e conta que se aproximou do projeto pela identificação com a causa social. “São crianças de fato carentes e que precisam de toda a parte assistencial. Quando conheci o ministério, isso me motivou a fazer parte”, relata.

Apesar de não ser uma realidade fácil de lidar, Adriana conta que a melhor parte é ver como a ação tem impacto na vida dos pequenos e como o dia da entrega das sacolinhas, previsto para 13 de dezembro. No dia da distribuição estão previstas brincadeiras, palestra lúdica e lanches. Quem quiser contribuir com a ação pode contatar Adriana pelo telefone (11)9.6173-1384.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes