
O Centro de Valorização da Vida (CVV) com apoio do Facebook, lançou na tarde desta terça-feira (22/10), mais um canal de comunicação: um bot no Messenger que utiliza inteligência artificial para agilizar os atendimentos e priorizar quem busca informações sobre prevenção do suicídio e sobre o CVV e seus canais de ajuda. A experiência busca atender um dos principais desafios do CCV: facilitar o acesso a informações.
Segundo a voluntária do CVV São Caetano, Carmela Iandoli, a tecnologia tem como objetivo fornecer os primeiros minutos de atendimento às pessoas que buscam mais informações e, assim, além de ajudar o CVV a ganhar eficiência e economizar recursos, ameniza o congestionamento nos canais de comunicação como o tempo de resposta. “Além do que diminui a morosidade em atender a demanda”, garante a voluntária. O bot possui respostas prontas para dúvidas administrativas, como, por exemplo, como se tornar um voluntário ou contribuir com a entidade.
Já o serviço de apoio emocional e prevenção do suicídio são atividades que continuarão restritas aos 3 mil voluntários do CVV em todo o país. Para aqueles que procuram ajuda urgente, o bot fornecerá informações e links para os canais de ajuda do CVV, nos quais encontram-se voluntários disponíveis para conversar, como o telefone sem custo de ligação 188, o chat online ou e-mail. .
Aos que quiserem mais informações sobre a organização ou quiser contribuir, o bot trará informações sobre o trabalho e a história do CVV, além de opções para doação. Outro público que busca a organização é formado por aqueles que desejam ser voluntários, que receberão informações sobre os tipos de oportunidades de voluntariado, formas de inscrição, calendário de cursos para seleção e respostas para perguntas frequentes.
Para acessar o bot do CVV, entre em https://www.facebook.com/cvvoficial/e clique em “Enviar Mensagem”.