A partir de outubro a Sabesp irá utilizar um novo sistema para medir o consumo da água, trata-se da tecnologia IoT, a Internet das Coisas. Depois de testar com sucesso o sistema no ano passado, a companhia iniciou a instalação de 100 mil hidrômetros inteligentes nos maiores clientes da região metropolitana, que passarão a ter seu consumo de água medido diariamente de maneira remota. O sistema permite conexão de diversos dispositivos como geladeiras, fechaduras e TVs através da internet.
Com tecnologia de baixo custo, o objetivo da IoT é reduzir as perdas de água – para contribuir com o meio ambiente – combater fraudes e melhorar o relacionamento com os clientes. Outra novidade é a contratação por desempenho: o fornecedor opera o sistema e é remunerado com base na comunicação dos dados.
No projeto-piloto, em operação desde maio de 2018, foram instalados 500 pontos. Na primeira etapa, a Sabesp pôde verificar, por exemplo, anomalias de consumo. Foi o caso de uma escola em São Paulo, que se livrou de um vazamento (e do prejuízo que ele causava) depois que foi detectada alta incomum de consumo no período noturno. Cinco hidrômetros inteligentes desta nova etapa foram instalados em julho em prédios da Universidade de São Paulo e já estão em ação.
A implantação na Grande São Paulo e na região do ABC será gradativa, e deve acontecer ao longo de 12 meses em consumidores como shoppings, condomínios e indústrias. O próximo passo é disponibilizar as medições diretamente para o consumidor, por meio do aplicativo Sabesp Mobile, que estará disponível para os celulares. Com a novidade, será possível fazer a gestão diária de seu consumo — em vez de mensal — e verifique com muito mais facilidade eventuais aumentos e reduções do gasto.
Para atendimento ao cliente, a companhia já conta com o app Sabesp Mobile (disponível nas plataformas iOS e Android) e a Agência Virtual (no site www.sabesp.com.br), que oferecem serviços como segunda via de conta, parcelamento de débitos e pedidos de ligação de água e esgoto, além de chatbot. Também dispõe de agências inteligentes, com rede wi-fi, totem de autoatendimento e cabine para atendimento via teleconferência.