Líder do governo no Congresso minimiza crise com Rodrigo Maia

Em meio a uma crise entre o Palácio do Planalto e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a líder do governo no Congresso, Joice Hasselmann (PSL-SP), minimizou os últimos acontecimentos e disse que Maia vai continuar sendo “um grande aliado da reforma Previdência”. “Temos de sanar um ruído ou outro, mas tem bombeiros aqui para tentar apagar o fogo”, disse. Ela afirmou que o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, também está dedicado a “sanar os ruídos”. “Ele é um pacificador, assim como o Maia”, disse.

Hasselmann esteve reunida com Maia na residência oficial da presidência da Câmara. “Maia tem um papel no legislativo. A construção de pontes cabe a todos nós. Estamos trabalhando para a composição de uma base aliada. Mas nosso trabalho ainda não esta concluído”, disse. “Creio que Maia não desistirá da reforma da Previdência”, disse.

Newsletter RD

Uma das principais reclamações do parlamento sobre a falta de interlocução do governo é que ministros não têm recebido os deputados. A líder afirmou que está conversando com o Executivo sobre essa questão. “Ainda estamos nos primeiros meses de governo e vamos arrumando com o tempo”, disse.

Em relação ao projeto dos militares, a líder disse que “é natural que haja o toque do Legislativo nas duas propostas de reforma da Previdência”. Ela admitiu, no entanto, que o projeto não foi muito bem aceito entre alguns líderes do Congresso.

A deputada afirmou ainda que não vai cometer o erro de dispensar nenhum voto, inclusive da oposição. “Já disse que eu quero sim votos até do PT, porque é importante para os Estados. É uma questão de necessidade, a corda está no pescoço. Governo vai conversar o máximo possível para apaziguar ânimos com Maia”, afirmou.

Apesar de questionada, Hasselmann não quis comentar sobre a atuação do filho do presidente Carlos Bolsonaro (PSL-RJ) nas redes sociais e a suspeita de que ele estaria por trás dos ataques a Maia na internet. “Pessoas que estão fora do governo e que não têm nada a ver com o governo é que estão atacando nas redes”, disse. “Já disse que há questões pontuais no partido que causaram ruídos”, afirmou.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes