Região entra no espírito de Natal

Praça Lauro Gomes tem casa com soldadinhos de chumbo (Foto: Divulgação)

Falta pouco para o Natal e o cenário nas cidades é de luzes nas fachadas e decorações nas lojas, shoppings, praças e ruas, além de exposições de presépios e espetáculos com corais, que celebram 25 de dezembro, dia do nascimento do menino Jesus. O ABC tem vários roteiros para visitação, quase tudo gratuito e que convidam à contemplação e boas fotos até o começo de janeiro. Em São André, duas praças – 14 Bis, na Vila América; e Aníbal Guedes, na Vila Curuçá – exibem árvores iluminadas com 30 metros de altura. Também quem passar também pelo Centro, vale dar uma parada no Paço, onde as árvores e o prédio da Prefeitura chamam atenção à noite até 6 de janeiro. No edifício foram instaladas mangueiras luminosas em três faces em formato de pinheiro, que permanecem acesas das 20h às 2h e das 4h30 às 6h30, com ligamento e desligamento automático.

Outro endereço temático na cidade é a Vila de Natal, no Parque Celso Daniel, com espaço todo iluminado e decoração especial e venda de produtos confeccionados pelos alunos e professores do Fundo Social de Solidariedade. O público poderá visitar a Casa de quinta a domingo, das 15h às 20h. Já a iluminação da Vila de Natal é ligada todos os dias, a partir das 18h30 até 6 de janeiro. No Teatro Municipal, nesta sexta-feira (21) acontece o espetáculo Natal das Nações – uma noite para abraçar o mundo, comemorativo aos 10 anos do Coro da Cidade. A apresentação, que inclui ballet e monólogo, acontece às 20h, com ingressos a R$ 60.

Newsletter RD

Ainda em Santo André, o Hospital Beneficência Portuguesa novamente apresenta o grande presépio, tradição que acontece há 25 anos. Com o tema Meu Natal no Celeiro, inspirada em cenário americano, a montagem possui roda de moinho, cata-vento, carroças, figuras de animais e presépio, tudo em tamanho grande e animado com neve de espuma e músicas natalinas.

Falta do bom velhinho? A dica é ir todas as noites à praça Lauro Gomes, em São Bernardo, até o dia 24. Com decoração temática e iluminação especial, a Casa do Papai Noel abre diariamente, das 16h às 22h. No dia 24, a visitação será das 14h às 20h. A casinha foi montada sobre estrutura de 20 m² e rampa de acesso, onde os visitantes são recepcionados por dois imponentes soldadinhos de chumbo, confeccionados em fibra, com dois metros de altura cada. Na parte externa há ainda duas árvores de Natal decoradas e iluminadas, uma guirlanda e conjunto de iluminação externa, com mais de dois holofotes. O clima natalino é reforçado com canções típicas.

Também em São Bernardo, exposição de presépios na Chácara Silvestre, em São Bernardo, reúne peças em argila e outros materiais, feitos em diversos países e estados brasileiros. Parte do acervo é da coleção de Hilda Breda, produtora cultural que há mais de 20 anos alimenta paixão por presépios adquiridos até no Exterior.

Em Ribeirão Pires, a Praça Central da Vila do Doce recebe neste sábado (22), às 20h, o concerto Encantos de Natal, da Escola Municipal de Música Maestro Alfredo Della Ricca, com entrada gratuita. O espetáculo tem a participação de 60 músicos da Orquestra Sinfônica Municipal, 70 cantores do coro adulto, 200 crianças do coro infantil e os solistas convidados – Thais Azevedo, Márcia Umbelino, Daniel Umbelino e Gustavo Larssen. O repertório conta com canções natalinas como Jesus Nasceu, Bom Natal, Suíte de Natal, entre outras. A regência da Orquestra está sob o comando do professor e maestro Gesiel Vilarúbia e Diego Muniz.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes