Comissão da Câmara que discute Escola sem Partido tem novos embates

A Comissão Especial da Câmara que discute o projeto de lei chamado de Escola sem Partido está reunida na tarde desta quinta-feira, 22, para tentar votar o parecer do relator, deputado Flavinho (PSC- SP).

A reunião já começou sob um clima tenso entre os deputados que defendem o projeto e os que o rejeitam. Parlamentares reclamaram que o presidente do colegiado, deputado Marcos Rogério (DEM-RO), abriu o painel para registro de presença antes do horário marcado para início da sessão.

Newsletter RD

Depois de um bate-boca, Marcos Rogério aceitou retirar a presença de dois deputados que haviam marcado presença mas já não estavam mais na comissão.

Outro embate se deu quando o deputado Ivan Valente (PSOL-SP) citou o filósofo de direita Olavo de Carvalho e o deputado Rogério Marinho (PSDB-RN) o provocou dizendo que “viveu para ver” um parlamentar de esquerda elogiar o filósofo. “Eu apenas o citei. Não elogiei. Aliás, ele não é o idiota que vocês são”, rebateu Valente. De acordo com ele, Carvalho é contrário ao Escola sem Partido.

Desde o final de outubro, os integrantes da comissão tem discutido o parecer. Apesar da tentativa de votar o documento hoje, há um acordo para que a discussão seja ainda estendida para mais duas sessões.

O projeto, que estabelece regras para a atuação dos professores em sala de aula, é conclusivo na comissão. Se ele for aprovado, seguirá direto para o Senado, exceto se houver a apresentação de um recurso com a assinatura de 52 deputados, para que o texto siga para análise do plenário da Câmara.

O chamado Escola Sem Partido prevê a proibição do que chama de “prática de doutrinação política e ideológica” pelos professores, além de vetar atividades e a veiculação de conteúdos que não estejam de acordo com as convicções morais e religiosas dos pais do estudante. Define, ainda, os deveres dos professores, que devem ser exibidos em cartazes afixados nas salas de aula.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes