
O Mercado Municipal do Rudge Ramos é patrimônio histórico-cultural de São Bernardo, e neste sábado (10/11), a partir das 10h, o empreendimento completa 50 anos com programação especial que inclui benção do Padre Beto, da Igreja São João Batista, workshop’s gastronômicos, apresentações musicais, pinturas faciais e de dança.
Inaugurado em 1968, o mercadão conta com 65 lojas, entre elas diversos produtos, que vão de verduras, legumes, carnes e laticínios a calçados, roupas, papelaria e utensílios domésticos. Cerca de 3 mil pessoas frequentam no espaço por semana, e no seu quinquagésimo aniversário, o Mercado fortaleceu um vínculo entre os comerciantes e moradores.
Frequentador do espaço, o prefeito Orlando Morando exalta a trajetória e toda a representatividade do Mercadão. “A Prefeitura apoia todas ações que valorizam a história da nossa cidade. Este lugar, em especial. Sua tradição é reconhecida por toda a população”, disse.
Aos 56 anos de idade, Sonya Centurion, mantém duas lojas no Mercado Municipal desde 1976, e no mercado que só contava com lojas de alimentos, a comerciante abriu um bazar e uma papelaria no local. Marlene Farias, 78 anos, está no mercado desde a fundação com um açougue, e contou com a ajuda da família para manter o negócio.
O local deve passar por revitalização, que visará a melhoria da acessibilidade e intervenções ainda em estudo. As obras serão feitas pela prefeitura de São Bernardo e a Associação dos Permissionários do Mercado Municipal de São Paulo.
Programação

O Mercado Municipal do Rudge Ramos, localizado na Avenida Caminho do Mar, 3.344, bairro Rudge Ramos, funciona de segunda à sábado, das 8h às 19h. Abaixo a programação completa do aniversário, das 10h às 21h.
10h – Cerimônia de Abertura com a Paróquia São João Batista
11h – Taiko Kiendaiko – Fundado em 2006 no Bunka de São Bernardo do Campo, o grupo combina a garra e o esforço do povo japonês à diversidade e alegria do povo brasileiro para levar a todos esta arte milenar.
Das 12h às 17h – Pintura Facial
12h – Luciano Rissetto – O músico iniciou sua trajetória em programas de calouros. No repertório, clássicos do rock nacional e mundial, como Legião Urbana, Elvis Presley, entre outros.
13h – Cia. Helder Cirque – A Cia. Helder Cirque é formada por jovens e adultos profissionais da arte circense, em especial ex-alunos e ex-professores da DAJuv (Divisão de Ações Ligadas à Juventude, da Secretaria de Cultura e Juventude), que por amor a essa arte, se uniram com o objetivo de difundir a linguagem e disseminar a cultura pela cidade. No grupo há malabaristas, equilibristas, acrobatas, palhaços e contorcionistas.
14h – K-Pop – A Bele Fusco Escola de Danças ensina sua arte há 30 anos em São Bernardo. Entre suas várias modalidades, apresenta no aniversário do Mercado o k-pop – dança coreana- com o grupo BFK01, que é patrocinado pela BF Entertainment.
14h30 – Workshop de Suco Termogênico para o Verão – Senac – Com o gastrônomo e chef de cozinha Bruno Bertozo. Bruno desenvolve projetos de consultoria gastronômica para bares e restaurantes, além de ser personal chef. Possui formação em Gastronomia (com especialização em Tecnologia dos Alimentos) e em Administração e Marketing. Como docente, ministra aulas de Gastronomia e Alta Cozinha e Gestão de Alimentos e Bebidas no Senac.
15h – Serestas Lúmen – Com 28 anos de trajetória, o Serestas Lúmen se dedica à MPB, reunindo composições de seresteiros das décadas de 20 e 30 até compositores contemporâneos. O casamento perfeito entre melodia e letras que falem de amor, carinho e emoção
16h – Workshop de Pasta de Beterraba e Castanha de Caju – Senac – Com o gastrônomo e chef de cozinha Bruno Bertozo.
17h – Banda 4P – Banda com repertório eclético, com o objetivo de atingir todos os públicos. Formada em 2016, inspirou-se em bandas de baile e cover.
18h15 – Memórias de uma Gueixa – Escola de Dança Márcia Bueno – A Escola de Dança Márcia Bueno há 35 anos vem educando por meio da dança Já representou a cidade de São Bernardo em diversos festivais nacionais e internacionais, como o Festival de Joinville e o Youth America Gran Prix New.
18h30 – Trio Flor de Mussambê – Com 20 anos de estrada, o trio de forró pé de serra exalta a cultura popular tradicional através de músicas e instrumentos típicos da região nordestina.
19h – Workshop de Alimentação Brasileira Privilegiando Nossos Biomas Brasileiros – Com Ana Tomazoni
20h – Nó na Pedra – O grupo surgiu nas rodas de samba e de choro com os amigos. Atualmente tem no repertório samba, MPB, choro e bossa nova.
