
Alunos da EMEB Maurício Caetano de Castro II, em São Bernardo, conseguiram com esforço coletivo aquisição de 22 tablets para uso em sala de aula. A compra ocorreu após intensa campanha de arrecadação de latinhas de alumínio, que depois vendidas, custearam os equipamentos.
Ao todo foram arrecadadas 2,5 toneladas de latinhas, que possibilitaram a compra dos tablets por valor médio de R$ 576.
A história começou em outubro do ano passado, quando após uma reunião do Conselho Mirim da unidade, as crianças resolveram ampliar campanhas desenvolvidas com a comunidade do entorno da escola, localizada no bairro Alves Dias.
Os alunos mobilizaram vizinhos da unidade e também comerciantes, que passaram a oferecer as latinhas para a campanha.
A meta da EMEB é obter 30 equipamentos e como a arrecadação é constante, os alunos esperam chegar em breve à marca estabelecida.Os tablets possuem conexão com a rede eletrônica do município e a aplicação de atividades é feita diretamente pelo professor, por meio de computadores instalados em salas de aula.
Na unidade, algumas turmas desenvolvem conteúdos educativos, ligados ao currículo, com o ensino de Ciências. Nos próximos meses, será a vez de Matemática, Língua Portuguesa, Geografia e História.
A primeira ação desenvolvida pelos alunos foi a arrecadação de lacres de latinhas, que possibilitou a entrega de cadeiras de rodas para entidades assistenciais. Além disso, o Conselho Mirim também se empenhou na Campanha do Agasalho 2018, que neste ano arrecadou mais de 152 mil peças. O envolvimento dos alunos também ajudou na doação de livros para biblioteca escolar e na estrutura da unidade existe uma horta comunitária cuidada pelos alunos.