Presidente do Senado diz que ‘mercado não pode dirigir nação’

O presidente do Senado, Eunício Oliveira, canditato à reeleição pelo MDB do Ceará, defendeu neste domingo, 7 que a reforma da Previdência seja apreciada somente pelo próximo presidente da República e não imediatamente após as eleições. Segundo Eunício, o mercado não pode determinar os rumos da nação, mas sim o presidente eleito, que “tem de botar a cara”.

“Reforma da Previdência não é para tirar direitos de pobres, não é para tirar o BPC (Benefício de Prestação Continuada). Não posso aceitar que o mercado dirija os rumos da nação. Não conheço esse mercado, não recebi votos dele”, criticou. “Eu acho que a reforma deve ficar para o próximo presidente e esse presidente (eleito) tem de botar a cara, dizer o que ele quer e para que ele veio”, complementou.

Newsletter RD

Eunício votou mais cedo no Clube Náutico Atlético Cearense, em Fortaleza, capital do Estado. Vestido de verde, ele carregava um broche com seu número e o 13 do PT, do governador e candidato à reeleição, Camilo Santana (PT-CE). Ele também disse que votou “no 13” de Fernando Haddad (PT) para presidente da República, em detrimento do candidato do MDB, Henrique Meirelles.

“Nao votei no Meirelles porque ele não é do MDB. Ele entrou no MDB recentemente. Eu sou do MDB raiz, meu pai foi do MDB, meu sogro, o sogro do meu sogro”, disse.

Questionado se iria defender que o MDB apoie Haddad num eventual segundo turno entre o petista e Jair Bolsonaro (PSL), o presidente do Senado disse que o partido ainda vai se reunir para discutir as possibilidades.

Eunício ainda minimizou qualquer chance de ditadura “de esquerda ou direita”, independentemente de quem vença o pleito. “Acho que a democracia vai prevalecer não importa quem vença, A ou B. Não existe ditadura através do voto. Ditadura é quando há uma nomeação ou indicação”, disse.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes