A união da avenida Pirâmide, em Diadema, com a estrada Samuel Aizemberg, em São Bernardo, próximo ao viaduto da rodovia dos Imigrantes, apavora os motoristas que conhecem a área. A via de mão dupla, sem acostamento, calçadas, iluminação e com muitos danos no asfalto obriga os motoristas diminuírem a velocidade e serem atacados por bandidos. O mesmo acontece nos horários de pico, de manhã e no final da tarde, quando o trânsito simplesmente trava.
“Há 13 anos passo por aqui, a caminho do trabalho, e a situação só piora. Passam muitos caminhões pesados, que travam o trânsito, os meus colegas da firma já foram assaltados, levaram carteiras e celulares”, denuncia o analista Vinícius Pocci. “A região tem muitas fábricas, trabalha muita gente, e as pessoas se espremem entre a guia e os muros, mas não tem calçada. Além disso, tem um córrego que alaga a pista quando chove”, descreve.
Os motoristas profissionais, como taxistas e os que trabalham para aplicativos, ou transportadores, já conhecem bem a fama do local. “Passageiro eu não pego à noite. Se o roteiro da viagem solicitada passar por aqui eu cancelo, deixo para outro. Eu não fui assaltado porque tento evitar”, relatou o motorista da Uber, Kleberson Cruz de Menezes.
Outro motorista de aplicativo, que se identificou apenas como Danilo, passa sempre pelo local e atendeu a reportagem quando conduzia três passageiras. “Eu passo aqui sempre, mas só durante o dia. De noite é perigoso”, relatou enquanto aguardava ansioso o semáforo abrir, no final da tarde desta quinta-feira (26).
O semáforo, que fica na esquina da Samuel Aizemberg com a Estrada Particular Sadae Takagi, é um dos pontos de estrangulamento do trânsito da via, logo depois de uma curva fechada, para quem sai de Diadema. O farol fica cerca de 30 segundos fechado e 1,40 minuto verde, o suficiente para causar filas em ambos os sentidos. Outro motorista, que preferiu não se identificar, também relatou o medo de passar pelo local várias vezes por dia. “Aqui não pode parar de noite, morro de medo”, contou.
A área de divisa é também fronteira entre os batalhões da Polícia Militar, o 24º, que atende Diadema, e o 6º Batalhão, de São Bernardo. Quando da presença da reportagem uma blitz era realizada pelos policiais de Diadema, bem embaixo da rodovia. Diversos motociclistas estavam com os veículos e os documentos sendo vistoriados. Em nota Secretaria de Segurança Pública informou que “as polícias Civil e Militar atuam em conjunto realizando policiamento ostensivo e preventivo nos locais com maior incidência. O boletim de ocorrência é uma importante ferramenta para a inibição dos crimes, pois é por meio dele que os locais com maior concentração de casos podem ter o policiamento intensificado. A Polícia Militar, por meio da 2ª CIA do 6º BPM e das 1ª e 2ª CIAS do 24º
BPM/M, responsáveis pelo policiamento realizado nas divisas de São Bernardo do Campo e Diadema, realizam patrulhamento ostensivo e preventivo por meio de planejamento estratégico, com emprego de diversos programas de
policiamento. Nos oito meses de 2018, os investimentos em segurança possibilitaram a prisão e apreensão de 2.480 pessoas e na recuperação de 262 armas de fogo, nas cidades de São Bernardo do Campo e Diadema”.
Área tem projeto de duplicação
A Prefeitura de Diadema se eximiu de responsabilidade, quanto à estrada Samuel Aizemberg e avenida Pirâmide. Em nota, a Administração informou que as questões dizem respeito a São Bernardo. Esta relatou que tem projeto para reformar e alargar a avenida, mas desapropriações necessárias emperram a ação, prevista para início de 2019.
“A Secretaria de Transportes e Vias Públicas informa que está em curso projeto de alargamento da Samuel Aizemberg, com previsão de retomada dos serviços no início de 2019. Para isso, ainda é necessária a desapropriação de diversos imóveis. A municipalidade já detém a titularidade de algumas das áreas, mas outras tiveram decisão encaminhada à Justiça, o que, às vezes, não coincide com o cronograma projetado”, diz São Bernardo em nota.
A intervenção faz parte do projeto do corredor Leste-Oeste, cujas obras estão em execução. “Com a retomada dos serviços, está prevista a execução do alargamento, com três faixas de rolamento em cada sentido, criação de rotatória na confluência entre as estradas Samuel Aizemberg e Sadae Takagi, ligação com a avenida Pirâmide e rampa de acesso à rodovia dos Imigrantes (sentido Capital), bem como execução de novas calçadas, iluminação pública, sistema semafórico e sinalização viária”, detalhou a Prefeitura.
Segundo a Prefeitura, a proposta visa acabar com o trânsito e dar segurança, inclusive o gargalo entre a via e a rua Rio de Janeiro, e reduzir a insegurança, de motoristas e transeuntes da região. O projeto contempla, ainda, a canalização dos córregos atingidos, nos trechos das travessias do sistema viário. Para isso, os projetos consideram as cotas de enchente locais e a vazão necessária para a fluidez do sistema hidráulico local.