Fim do recesso parlamentar retoma promessa de bons projetos

Para segundo semestre é aguardada revogação do trecho da Luops (Foto: Divulgação)

Após o recesso parlamentar, as Câmaras do ABC aguardam a chegada de projetos substanciais. A vereança andreense, por exemplo, está em vias de receber a proposta de revogação do trecho da Luops (Lei de Uso, Ocupação e Parcelamento de Solo). O texto estabelece requisitos para instalação de imóveis e empresas em Paranapiacaba e a instalação de empreendimentos de logística na região. As sessões ordinárias em Santo André retornam nesta quinta-feira (2).

O projeto Cidade Lima, implantado há 11 anos em São Paulo, voltará logo mais à pauta. O presidente da Câmara de Santo André, Almir Cicote (Avante), pretende debater e apresentar a proposta em breve. Para não cometer vicio de iniciativa, o parlamentar aguarda análise do ponto de vista legal. “Vamos construir o projeto por meio de Audiência Pública, reunindo todos os interessados”, disse. Para os próximos meses, é aguardada ainda a revisão do Plano Diretor.

Newsletter RD

Já em Rio Grande da Serra a vereança espera pela chegada do projeto que amplia a coleta e o tratamento de esgoto. O governo do Estado, por meio da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico de São Paulo), beneficiará 5,2 mil moradores dos bairros Parque América e Oásis Paulista. O aporte para concretização da obra é de R$ 40,5 milhões. “Essa é uma das pautas mais aguardadas para o segundo semestre. O grande objetivo é levar qualidade de vida, além da geração de emprego direto e indireto”, afirmou o presidente da Câmara, João Mineiro (PTB), que citou a pavimentação de ruas como outra importante concessão em andamento.

Aos poucos o retorno das sessões ordinárias tem sido restabelecido. Hoje (1), São Bernardo também reabriu os trabalhos e nesta quinta-feira (2) será Ribeirão Pires e Diadema. Por último, na quarta-feira (7), será a vez de São Caetano e Mauá.

Clima equilibrado

O período eleitoral ainda não traz reflexos significativos sob as atividades nas Câmaras. Cada presidente tem se encarregado de mediar à situação, já que nessa época muitas opiniões se dividem e os ânimos se exaltam. “Na qualidade de presidente, vou trabalhar para o clima permanecer ameno, mesmo sabendo que o debate pode aquecer até outubro”, afirmou Cicote.

O presidente também citou o líder de governo na Câmara, Pedrinho Botaro (PSDB), como personagem fundamental nas tratativas com o Executivo, a fim de diminuir divergências entre o prefeito Paulinho Serra (PSDB) e os vereadores. “Não vejo esse conflito acontecendo na Câmara. Quem faz a interlocução tem uma postura de diálogo, portanto, facilita o andamento dos trabalhos”, ressaltou o avante.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes