O Hospital São Bernardo, pertencente ao grupo NotreDame Intermédica, está sendo alvo de diversas reclamações por familiar de paciente que utiliza os serviços de saúde da unidade. Os relatos de insatisfação incluem acusação de erros graves em procedimento cirúrgico, falta de limpeza, além de equipe médica despreparada.
O problema central ocorreu com Sheila Aparecida Martins Cipriano da Silva, que passou por intervenção cirúrgica ginecológica (ooforoplastia videolaparoscopica) no dia 20/4, e recebeu alta na mesma data, porém com dores no corpo.
Familiares relatam que o problema persistiu e a paciente precisou retornar ao hospital por mais duas oportunidades. Foi quando no dia 27/4 teve que ser internada novamente, em estado de emergência, e passou por nova cirurgia de apendicite e fissura na alça do intestino, dois dias depois. Sem melhora, foi classificada como paciente em estado grave e segue até o momento internada no hospital.
No dia 1/5 pela manhã, a prima da paciente, Elaine Martins, diz ter acompanhado a visita dos médicos no quarto e ao conversar com um dos profissionais, foi informada que o quadro de apendicite foi desencadeado após a primeira cirurgia. Ao questionar a explicação dada, conta que foi informada que Sheila era uma paciente “azarada” pelo ocorrido. Ao receber visita de outra profissional, diz que houve contradição em relação a situação. “A partir desse dia, várias informações chegavam divergentes no quarto”.
Somente no dia 8/5, após dias internada, um médico que passou pela visita contestou a forma de higienização da paciente, este solicitou a coleta do líquido para análise e também mudou a conduta de higienização da cirurgia.
A família ressalta que a última informação recebida ocorreu no dia 10/5, quando acionaram a direção do hospital e foram informados que o quadro de Sheila é grave, pois desenvolveu infecção generalizada. Alegam ainda que não são informados com frequência sobre resultados de exames e que os problemas relatados geraram insegurança. Por isso, decidiram registrar Boletim de Ocorrência sobre o assunto e aguardam um retorno do hospital sobre a situação da paciente.
Mais problemas
Outra reclamação se refere a parte de higiene e limpeza das instalações. Elaine conta que em muitas ocasiões as mesas de refeições apresentam sujeiras e lixeiras das instalações ficam transbordando. Além disso, alega que os banheiros são sujos e os funcionários mal aparecem para fazer a limpeza, sem contar a demora para troca de lençóis. “Em uma das vezes houve vazamento de líquido da cirurgia infeccionada e o vaso sanitário e piso ficaram sujos durante toda madrugada. Quando solicitamos a limpeza, vieram apenas no dia seguinte”, reclama ao lembrar que Sheila chegou ficar horas nua, após a equipe de enfermagem realizar procedimento de higienização da cirurgia e não oferecer camisola para a paciente.
O atendimento recebido pelos auxiliares de enfermagem também não agrada, pois haveria divergências e contradições nos procedimentos, sem padronização e organização das informações à paciente e aos familiares. “Observamos isso já no primeiro dia da internação (27), quando a transferiram do Pronto Socorro de Rudge Ramos para o hospital. Ela já chegou com um acesso no braço, realizado pela equipe do Pronto Socorro”, comenta Elaine.
Hospital responde
Em nota, a NotreDame Intermédica informa a conduta de atendimento prestada pelo hospital a paciente:
“Informamos que a paciente Sheila Martins Cipriano da Silva, de 34 anos, foi internada para realizar cirurgia para retirada do ovário. Esta cirurgia foi via laparoscópica e a paciente evoluiu bem, obtendo alta hospitalar no mesmo dia.
No dia 27 de abril a paciente foi novamente internada, desta vez por dor no abdômen e, após avaliação médica, foi diagnosticado apendicite. Este diagnóstico de apendicite não era possível no momento da cirurgia via laparoscópica em razão de ser um quadro agudo. No dia 29 de abril a paciente foi operada novamente devido ao quadro de apendicite. A médica cirurgiã, logo no início da cirurgia, ao introduzir o laparoscópio, encontrou uma disposição das alças intestinais alteradas pela cirurgia realizada anteriormente, o que fez com que a técnica cirúrgica tivesse que ser alterada para uma cirurgia aberta. A lesão na alça intestinal foi identificada e imediatamente suturada, prosseguindo-se com a retirada do apêndice inflamado. Importante esclarecer no entanto que o apêndice inflamado não guarda qualquer relação coma cirurgia anterior.
A paciente evoluiu com saída de secreção pelo dreno, como ocorre habitualmente. Contudo, como a saída de secreção aumentou, foi realizada a tomografia de abdômen, que indicou a necessidade de ser realizado um novo procedimento, marcado para o dia 12 de maio de 2018.
O procedimento de higienização de todos os utensílios, inclusive as xícaras, ofertados aos pacientes é realizado com base do POP – Procedimento Operacional Padrão que vigora em todos os processos do Setor de Nutrição, conforme preconiza a CVS 5 – Código de Vigilância Sanitária. Ressaltamos que todos os pacientes são acompanhados e monitorados pelo Serviço de Nutrição Clínica com base em protocolos nutricionais, validados pelo Setor de Qualidade do GNDI, baseado nas recomendações científicas mais atualizadas.
Embora não haja registros de enfermagem a respeito de atrasos na administração de medicamentos, o familiar relata que foi um fato pontual. De qualquer forma, reorientamos a equipe.
Sobre a limpeza, ressaltamos que o procedimento técnico de higienização de superfícies (mobílias, paredes, maçanetas, mesas, etc.) e piso, assim como a rotina de retirada do lixo do quarto, são realizados de acordo com os POPs oficiais do hospital e aprovados pelo CCIH – Comissão de Controle de Infecção Hospitalar. Periodicamente são realizados treinamentos in loco e, após o treinamento, o Supervisor de Higiene revisa a técnica e são feitas as correções imediatamente.
Por fim, gostaríamos de salientar que a paciente está estável, sendo acompanhada por equipe multidisciplinar e recebendo todo o acolhimento necessário. E que continuamos à disposição da família para quaisquer esclarecimentos”.