ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

França diz que tarifas sobre aço e alumínio propostas por Trump são inaceitáveis

O ministro de Finanças da França, Bruno Le Maire, disse nesta sexta-feira que os planos do presidente americano, Donald Trump, de impor tarifas sobre importações de aço e alumínio são inaceitáveis e avisou que a União Europeia poderá retaliar, caso o projeto se concretize.

Ontem, Trump sinalizou a intenção de impor 25% de imposto sobre aço e de 10% sobre alumínio importados, após estudos do Departamento do Comércio concluírem que a entrada dessas commodities prejudicou a capacidade dos EUA de fabricar suas próprias armas.

Newsletter RD

“Essas medidas unilaterais são inaceitáveis”, disse Le Maire numa coletiva de imprensa em Paris. “Elas teriam um impacto enorme na economia europeia e nas empresas francesas”.

Mais cedo nesta sexta-feira, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, já informou que a Europa responderá “firmemente” à ação. Na Alemanha, o ministro das Relações Externas, Sigmar Gabriel, disse nesta manhã que é preciso “fazer todo o possível para se evitar uma guerra comercial internacional”. Fonte: Dow Jones Newswires.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes