
O Consórcio Intermunicipal inaugurou nesta quarta-feira (21/2) o Centro de Treinamento na Preservação da Vida – Método Giraldi, em São Bernardo, que será utilizado para treinamento e capacitação dos guardas civis municipais (GCMs) da região. Durante a solenidade, os profissionais das corporações fizeram uma demonstração de tiro policial defensivo pelo Método Giraldi, na pista de treinamento, com alvos fixos, móveis e até num cenário que representava uma abordagem policial com sucesso em uma favela.
Com o centro, os GCMs da região serão capacitados pelo Tiro Defensivo na Preservação da Vida, modalidade reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Método Giraldi, em homenagem ao criador, Nilson Giraldi, que mora atualmente em Bauru (SP) e tem 85 anos de idade.
Para prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, também presidente do Consórcio, a instituição sai na frente com a iniciativa. “Os agentes de segurança devem estar capacitados para proteger suas próprias vidas e da população. A GCM cumpre um papel importante em toda a região, muitas vezes com efetivo superior ao da PM, como é o caso de São Bernardo”, destacou.
O coronel Carlos Alberto Santos, secretário de Segurança Pública de São Bernardo e coordenador do GT Segurança Pública do Consórcio, disse que a utilização do Método Giraldi é a confirmação de que os guardas estarão bem treinados. “Os GCMs precisam estar municiados com o que de mais moderno em termos de armamento e técnicas de tiro”, destacou. Segundo o coronel, nos próximos meses acontecerá um curso de formação de professores do método, que serão os multiplicadores para a formação dos GCMs. “Isso é investimento. Gastos nós temos quando um PM ou um CGM, por conta de erro de procedimento, perde a vida ou a sua mobilidade”, destacou.
Secretário executivo do Consórcio, Fabio Palacio destacou que o novo equipamento será importante. “Fechamos um ciclo e o objetivo é melhorar cada vez mais a segurança do profissional que vai às ruas para defender a população do ABC”, comentou.
Também marcaram presença à inauguração o prefeito Adler ‘Kiko’ Teixeira, de Ribeirão Pires; Edson Lima de Oliveira, diretor do Centro Regional de Formação em Segurança Urbana; e os secretários de Segurança Pública Elaine Maria Biasoli, de São Caetano; José Luis Martins Navarro, de Ribeirão Pires; e Renan Corte Brilho, de Rio Grande da Serra.