À espera por uma definição desde 2016, o lote de 16 linhas municipais que atende a região da Vila Luzita, em Santo André, terá a publicação do edital em fevereiro. O novo cronograma foi anunciado em audiência pública na quinta-feira (21/12), na sede da Prefeitura. A futura concessionária deve assumir os trabalhos até o fim de 2018 e terá de investir, no mínimo, R$ 123 milhões no sistema em 20 anos de contrato.
O modelo do edital foi elaborado pela Oficina Engenheiros e Consultores Associados, contratada pelo governo do prefeito Paulo Serra (PSDB) para fazer uma análise das necessidades do sistema tronco-alimentador da Vila Luzita. Hoje, o lote é operado pela Suzantur, a título precário e recebe diariamente 77,6 mil usuários. No fim de setembro de 2016, a Expresso Guarará deixou de atender na região, por uma crise financeira.
Entre as responsabilidades da operadora do sistema, está a compra de veículos zero quilômetro para as linhas troncais – que ligam o Terminal Vila Luzita ao Centro –, providos de ar-condicionado, Wi-fi e tomadas para carregamento de dispositivos móveis. Esses ônibus contarão com painéis eletrônicos para informar as paradas e motores elétricos ou hídricos. Para a linha TR-103, os coletivos serão rebaixados.
Já para as 13 linhas alimentadoras – bairros arredores ao Terminal Vila Luzita –, a exigência é que a idade máxima da frota seja de cinco anos, enquanto que os veículos poderão ser convencionais ou midis (porte médio). A futura concessionária também precisará apresentar um programa de medidas ambientais, visto que há itinerários que adentram em áreas de reserva ambiental.
Outro ponto do edital é a obrigatoriedade da empresa em reformar o Terminal Vila Luzita, inaugurado em agosto de 2001, sem mudanças estruturais significativas desde então. A estrutura precisará contar com painéis eletrônicos, banheiros dentro da área paga, lombofaixas – os corredores subterrâneos serão desativados –, mais opções de bancos e lixeiras e contar com piso tátil.
Por sua vez, as estações do corredor da avenida Capitão Mário Toledo de Camargo (Estádio, Miguel Couto e Dom Pedro I) – rota da linha TR-101 – também passarão por melhorias estruturais e inclusão de câmeras de vigilância, enquanto a parada da Rua do Amaro será reconstruída. E o trecho terá uma nova parada: a Estação Xavante.
Em relação a itinerários, o AL-127 deverá deixar de atender até o bairro Cidade São Jorge. Por sua vez, o TR-141 também não se deslocaria mais ao Centro e, em vez disso, encerraria a viagem na futura Estação ABC (antiga parada Pirelli), que receberia mais uma linha troncal do corredor da avenida Capitão Mário Toledo de Camargo.
Outro plano é criar um novo ramal pelo futuro corredor Taioca, até a Fundação Santo André, conectando com o monotrilho da Linha 18 do Consórcio VemABC, ainda sem previsão de início para obras.
O vencedor do certame será definido por quem apresentar o maior valor de outorga e o contrato não será prorrogável.