
A Prefeitura de Santo André retomou, na terça-feira (7/11), as castrações de cães e gatos, que estavam paralisadas desde outubro do ano passado. O prefeito Paulo Serra anunciou a meta de zerar a fila de 1,4 mil procedimentos ainda no primeiro trimestre de 2018.
As castrações foram interrompidas em 2016 por conta de irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Após chamamento público e pregão presencial, duas clínicas foram credenciadas, a Havana (no Parque Novo Oratório) e a Buticão (no Bairro Campestre). “Nós não só resolvemos as irregularidades no processo que herdamos da gestão anterior e que barravam o andamento da fila, como ampliamos o número de atendimentos de 200 para 300 procedimentos por mês. Mesmo assim, trabalharemos para que até o final deste ano sejam realizados 900 procedimentos”, comentou o prefeito.
Uma das novidades é que a castração passou a ser totalmente gratuita. O procedimento é oferecido preferencialmente aos animais de moradores com renda familiar menor do que 2,5 salários mínimos ou que residam em áreas de risco, aos adotados no canil municipal e aos de protetoras independentes, devidamente cadastradas na Gerência de Controle de Zoonoses (rua Igarapava, 239, Valparaíso). É necessário apresentar documento de identificação pessoal, comprovante de residência, carteira de vacinação do animal e o Registro Geral do Animal (caso tenha) na gerência de controle de Zoonoses. As solicitações serão atendidas em ordem cronológica.