
Santo André será a próxima cidade a contar com mais uma unidade do Assaí Atacadista. A inauguração acontece nesta sexta-feira (23/6), na Avenida Capitão Mário Toledo de Camargo, s/nº, Vila Luzita. A loja demandou investimento de R$ 14 milhões e faz parte do projeto de conversões que o GPA, dono das marcas Extra e Assaí, tem investido desde o ano passado.
Com 8.758 m² de área construída, sendo 2.449 m² de área de vendas, na qual estão dispostos aproximadamente 7 mil itens, a unidade gerou, aproximadamente, 372 vagas de empregos diretos e indiretos.
A conversão de lojas Extra Hiper para Assaí Atacadista é um projeto que começou a ser executado este ano e prevê 15 conversões. A unidade Vila Luzita é a segunda de 2017, a primeira foi em Goiânia. O piloto foi em 2016 no RJ e São Vicente. A próxima conversão na região será da unidade no bairro Piraporinha, em Diadema.
A nova unidade será a sexta na região e a terceira em Santo André (as outras duas funcionam no Centro e Vila Homero Thon). Além disso, existe a de São Bernardo (Planalto), São Caetano (Santo Antonio) e Ribeirão Pires (Vila Maria).
As conversões decorrem do processo de uma avaliação minuciosa sobre o potencial de cada região com foco no público-alvo da rede – pequenos e médios comerciantes, utilizadores e transformadores -, somado ao aumento da busca de famílias que procuram a economia nas compras de grandes volumes. Variáveis como localização, estrutura das lojas e mercado local também suportam essa decisão.
“Acreditamos que as localidades escolhidas, incluindo Santo André, têm características fundamentais para a instalação da operação do Assaí. Estas regiões já possuem um grande público potencial com pequenos e médios comerciantes, além de uma crescente demanda de consumidores que buscam economia nas compras de grandes volumes”, explica Belmiro Gomes, Presidente do Assaí Atacadista.
A demanda dos clientes, somado ao desenvolvimento da região, o potencial econômico e crescimento de Santo André foram grandes impulsionadores para a instalação desta unidade. “O Assaí vem acompanhando o crescimento da cidade com muita satisfação e com a nova loja reforçará ainda mais o desenvolvimento, gerando empregos, colaborando com produtores locais e consequentemente com a economia do município. O ABC é uma região muito importante para nós, para a qual olhamos sempre com muita atenção”, explica o executivo.
Sustentabilidade
Uma das propostas do Assaí Atacadista é ser um agente transformador da cadeia de valor de pequenos e médios comerciantes, através da conscientização e contribuição nas práticas sustentáveis. Por isso, a loja conta com tecnologias e padrão de construção que busca a melhor utilização dos recursos naturais, com redução do consumo de energia elétrica e melhor aproveitamento da água.
As ilhas refrigeradas, por exemplo, possuem fechamento e evaporação da água residual da condensação, eliminando a necessidade de drenos e promovendo um maior aproveitamento do equipamento, o que reduz o consumo de energia. A iluminação tem cobertura com zenitais e a fachada é de vidro, para proporcionar maior iluminação natural durante o dia, diminuindo a utilização das lâmpadas. Além disso, a nova unidade de Santo André possui um programa de coleta de pilhas e baterias. Neste projeto, presente em todas as lojas da rede desde 2011, as unidades coletam e dão a correta destinação para esse tipo de resíduo.
Em sua política de uso racional das sacolas plásticas, a rede Assaí Atacadista oferece três maneiras para o transporte de mercadorias: sacolas reutilizáveis (ecobags), caixas de papelão, distribuídas gratuitamente, e sacolas plásticas comercializadas a R$ 0,20. Toda a receita líquida obtida com a comercialização de sacolas plásticas será revertida para projetos sociais de entidades parceiras.
Sobre o Assaí Atacadista
O Assaí Atacadista possui 108 unidades em 16 estados (AL, AM, BA, CE, DF, GO, MS, MT, PA, PB, PE, PR, RJ, RN, SE, SP). Negócio de atacado do GPA, a rede opera com o formato Cash&Carry, conhecido como atacado de autosserviço, e está em plena expansão. Em 2016, a rede inaugurou 13 novas unidades no Brasil e fechou o ano com vendas brutas de R$ 15,7 bilhões, expansão de 39,2% em relação ao ano anterior.