
O temporal da quinta-feira (06/02) derrubou parte do forro de gesso na praça de alimentação do Assaí Anchieta, em São Bernardo, e agora comerciantes e clientes relatam que estão inseguros em relação às providências adotadas pela administração do atacadista que é responsável também pela área de lojas e restaurantes. Após a retirada do restante do forro que ameaçava cair, o buraco no teto foi fechado com um tipo de tecido branco, uma solução temporária, segundo nota do Assaí, mas que não convenceu quem frequenta o local.
Um comerciante, que pediu que seu nome não fosse revelado, contou que não é a primeira vez que o forro desabou e que isso revelaria uma falta de manutenção no telhado que resultou na infiltração e desabamento do gesso. “Não consertaram o buraco e na próxima chuva aqui vai alagar novamente. Deviam ter fechado o buraco e não colocar uma lona. Todo ano é a mesma situação, a nossa preocupação é com vidas”, disse o comerciante.
O lojista contou ainda que o medo tem afastado clientes. “Quando desabou aqui passou na televisão e as pessoas ficam com medo. Além disso o movimento já vem caindo bastante por falta de modernização e pouco pessoal para o serviço de zeladoria. Aqui já sofremos tanto que está ficando difícil para pagar o condomínio e o aluguel. Já faltam atrativos para o público, espaço infantil não tem, as instalações são antigas e tem outros lugares por perto que as pessoas podem ir, então o movimento vai caindo, agora vem isso. Eu calculo que caiu mais de 20% o nosso movimento”, completa o comerciante.

Margarete Di Cicco, que costuma frequentar o Assaí Anchieta para fazer compras no atacadista e também nas lojas diz estar preocupada. “A má conservação da praça de alimentação dá medo de parar ali, e agora com aquele pano no teto? Tive medo e não parei, aquilo não vai conter nada, vai cair o resto. Não dá vontade de parar ali porque não é um ambiente acolhedor. Penso que isso é um desrespeito com o consumidor, fico imaginando os prejuízos dos comerciantes”, disse.
O que diz o Assaí:
Em nota a rede Assaí Atacadista informou que o reparo foi feito com uma tela de forma provisória, com supervisão da Defesa Civil e que, com melhores condições de tempo serão feitos os reparos definitivos. “Após a queda de parte do forro do espaço das galerias, em decorrência das fortes chuvas da última quinta-feira (6), a empresa realizou reparos emergenciais para garantir a segurança e minimizar o impacto nas operações dos lojistas. Seguindo a orientação e aprovação da Defesa Civil, o forro foi removido e a cobertura recolocada e protegida com uma tela provisória. Dessa forma, evita novos incidentes e garante a segurança dos clientes e lojistas até que a instalação do forro definitivo ocorra, tão logo as condições climáticas melhorem. Todos os lojistas foram informados sobre as intervenções e dispõem de um canal de atendimento exclusivo para eventuais dúvidas: 0800-2527724 ou central.lojista@assai.com.br”, diz o comunicado.