
O prefeito Paulo Serra anunciou, na manhã desta quinta-feira (8/6), que Santo André se impôs como meta ampliar o Programa de Saúde da Família (PSF) dos atuais 25% de cobertura para 85% até 2020. Hoje a cidade conta com 296 agentes comunitários de saúde (ACSs).
“Estamos realizando um grande esforço para colocar a casa em ordem. A saúde, sem dúvida, está entre as principais demandas, expectativas e desejos da população. Temos uma meta ousada e vamos ampliar de 25% para 85% a cobertura do PSF em Santo André nesses quatro anos de mandato”, assegurou Paulo Serra durante a abertura do “Primeiro Encontro de Interação com os ACSs de Santo André”, realizado em parceria com a Fundação do ABC, no campus universitário da Faculdade de Medicina do ABC.
Segundo o chefe do Executivo, além da ampliação do quadro de colaboradores, também será feito trabalho de valorização dos agentes comunitários. “Construir prédios é relativamente fácil. Difícil é o acolhimento, o material humano, e é isso que fará a qualidade da saúde melhorar em Santo André. Já estamos implantando melhorias para a categoria, como a entrega de novos uniformes, e discutimos atualmente questões salariais com o sindicato. Precisamos valorizar os agentes comunitários em nosso município, pois contamos com o trabalho e o empenho desses profissionais para que a saúde na cidade volte ao patamar de que nunca deveria ter saído”, destacou Serra.
METAS ANUAIS
Para aumentar em 60 pontos percentuais a cobertura do Programa de Saúde da Família no período de 4 anos, a Secretaria de Saúde de Santo André estabeleceu plano anual de metas. Até o final deste ano, a cobertura deve chegar a 35%. Em 2018, 50%, passando a 70% em 2019, e a 85% em 2020.
“Temos a intenção real e prioritária de fortalecer toda a Atenção Básica do município. A ampliação do PSF e a valorização dos agentes fazem parte desse processo. Não é admissível uma cidade como Santo André ter apenas 25% de cobertura em Saúde da Família. Chega a ser vergonhoso. O PSF é uma estratégia fundamental para a qualificação da Saúde Pública e vamos reverter esse quadro”, garantiu a secretária de Saúde, Ana Paula Peña Dias.