
Sepulturas abertas, com ossos aparentes, salas repletas de sacos com restos mortais, nem todos identificados, e uma enorme caçamba cheia de restos dos caixões que restaram das exumações, além de mau cheiro e em péssimas condições de conservação, essas imagens do cemitério público de Diadema, que fica no Parque Sete de Setembro, ganharam redes sociais e jornais e televisão nos últimos dias.
A repercussão dessa situação forçou a Câmara a reagir e o vereador Francisco Gonçalves Nogueira Júnior, o Juninho do Chicão (PP), líder do governo no Legislativo, protocolou nesta segunda-feira (10/02) um pedido de CEI (Comissão Especial de Inquérito) para investigar a situação e apurar responsabilidades. O pedido precisa passar por votação e precisa de pelo menos sete votos para ser aprovado. O líder governista diz já ter seis.
Governo precisa buscar apoio no grupo de vereadores independentes
Se quiser emplacar a CEI do Cemitério, Juninho do Chicão precisa buscar apoio no grupo de 10 vereadores que se colocam em um grupo independente, capitaneado pelo próprio presidente Rodrigo Capel (PSD). “Falta um para conseguirmos aprovar, o ideal, e é o que a gente deseja é construir uma unanimidade na casa em torno deste que é um problema muito sério da cidade.
Não se trada de uma perseguição ou uma revanche política com a administração anterior. A gente precisa dar uma resposta à sociedade porque somos cobrados por providências, há um clamor social muito grande diante das imagens que foram exibidas em todos os lugares”, explica o parlamentar.
CEI atende interesse do governo Taka Yamauchi
A CEI proposta por Juninho do Chicão atende a uma demanda levantada pelo próprio prefeito Taka Yamauchi (MDB) que usou as redes sociais para exibir as primeiras imagens do que foi encontrado no cemitério público. Na parte do cemitério que é vertical, várias sepulturas estavam com a tampa de concreto quebrada ou visivelmente menor do que o diâmetro jazigo.
As imagens de restos mortais empilhados em sacos também foram mostradas. “Inicialmente vamos começar os trabalhos da CEI, assim que ela for aprovada, com a juntada de documentos”, disse Juninho, que não quis adiantar quem seriam os primeiros convocados para dar explicações aos integrantes da comissão de investigação.
Marcelo Oliveira prepara reforma administrativa em Mauá
O prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira (PT), prepara uma reforma administrativa para que seja levada para a Câmara. Inclusive a expectativa é que projeto possa aparecer em regime de urgência nesta terça-feira (11/02). Segundo fontes ouvidas pelo RD, um dos “beneficiados” com a proposta é o ex-assessor especial da Prefeitura de Ribeirão Pires, Márcio de Souza, que oficializou sua saída do Executivo da Estância Turística na semana passada. Durante a eleição municipal de 2024, Márcio foi visto no carro de som do petista.
Eduardo Leite assume como secretário em Sorocaba
O ex-vereador de Santo André, Eduardo Leite (PSB), assumiu o comando da Secretaria do Gabinete Central da Prefeitura de Sorocaba. “É uma honra assumir essa responsabilidade ao lado do prefeito Rodrigo Manga, em uma pasta tão importante. Tenho certeza de que Sorocaba tem se destacado como uma das cidades mais inovadoras do país e tem tudo para se tornar um modelo de gestão para o país”, afirmou Eduardo em nota.
Paulo Serra conquista vaga para estudar em Harvard
O ex-prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), conseguiu uma vaga no curso de gestão na Havard Kennedy School. “Uma oportunidade de compartilhar experiências e adquirir mais conhecimentos”, disse o tucano em publicação nas redes sociais.
Carla Morando anuncia emenda para Ribeirão Pires
A deputada estadual Carla Morando (PSDB) anunciou nesta segunda-feira (10/02), uma emenda de R$ 600 mil para Ribeirão Pires. O anúncio foi feito em visita ao prefeito Guto Volpi (PL). É a segunda visita à prefeito do ABC. Na semana passada, a tucana também anunciou emendas para Rio Grande da Serra, em visita ao prefeito Akira Auriani (PSB).
William Dib visita Danilo Lima em São Bernardo
O ex-prefeito de São Bernardo, William Dib (PSB), visitou o presidente da Câmara, Danilo Lima (Podemos), nesta segunda-feira (10/02). A pauta da conversa não foi detalhada pelo vereador. Danilo está em campanha para emplacar um espaço para os vereadores no Consórcio Intermunicipal Grande ABC.
(Informações: Bruno Coelho, Carlos Carvalho e George Garcia)