O cenário econômico desfavorável com recessão e grande volume de desempregados refletiu de forma negativa na Pesquisa de Intenção de Compras (PIC) Dia das Mães, realizada pela Universidade Metodista de São Paulo em parceria com as associações comerciais da região. Para a data, celebrada em 14 de maio, o consumidor da região pretende gastar R$ 128 pelo presente, que representa queda de 22% em relação ao mesmo estudo de 2016.
Este é o segundo ano consecutivo registrado com queda no valor de intenção de compra para a data. Em 2016, a média foi de R$ 157, valor 31% menor que 2015. Ao considerar o gasto médio planejado (com vários presentes), a revisão para baixo é de aproximadamente 15% deflacionados, reduzindo-o para R$ 211, contra R$ 180 na edição passada.
Apesar dos índices negativos, a PIC aponta expectativa de movimentação de cerca de R$ 111 milhões na economia regional neste ano, ou 15% menos que a projetada para 2016, que foi de R$ 130 milhões.
Dentre os produtos que os entrevistados pretendem adquirir, os que mais se destacam são vestuários (25,6%), perfumes/cosméticos (21,3%), flores (8,6%), joias e bijuterias (7,2%), cestas de café da manhã (5%) e utensílios de cozinha (4,6%).
Locais de compras
O tipo de estabelecimento preferido para adquirir presente são os shopping centers (35,4%), seguidos de lojas do comércio formal localizadas no centro das cidades (32,8%) e nos bairros (13,7%). Esse tipo de preferência apresenta forte correlação com o nível de renda familiar do entrevistado e, também, com o gasto planejado. Relativamente ao ano passado, houve redução da intenção de compras nos shoppings (que representaram 43% das preferências em 2016) e aumento das compras nos comércios de centro (26%), bairro (11%) e por internet (que subiu de 8% para 9,5% neste ano).
“Existe tendência grande de compras em shoppings, mas registramos queda na pesquisa. Com isso percebemos a mesma sinalização para compras em lojas nos centros e bairros. Isso ocorre por conta da queda de renda das pessoas, que não pretendem gastar muito e economizar com estacionamento, por exemplo”, diz Moises Pais dos Santos, professor do curso de Ciências Econômicas da Metodista.
A PIC Dia das Mães 2017 envolveu 500 questionários, respondidos em 58% por mulheres e 42% de homens. Os entrevistados são jovens, com idade de aproximadamente 32 anos. Cerca de 63,8% dos entrevistados revelaram ter renda familiar entre 3 e 10 salários mínimos (entre R$ 2.811 e R$ 9.370).
Restaurantes esperam aumento de até 30%
Os comerciantes do setor de restaurantes da região estão otimistas em relação ao movimento do Dia das Mães (14 de maio). Considerada pela categoria como data chave para aquecer os negócios, este ano a expectativa é aumentar o faturamento entre 20% e 30% em relação a mesma data no ano passado.
No Pilão Mineiro, em Santo André, são dezenas de pratos quentes e buffet variado com mais de 30 opções de saladas, além do rodízio. A intenção do cardápio é chamar atenção dos clientes para preencher os 350 lugares do restaurante, que terá almoço por R$ 59,90. O proprietário, Vagner Netto, está otimista e prevê volume 30% maior no número de clientes em relação a 2016. “Ano passado foi atípico, sentimos a crise bater forte no comércio. Do final do ano pra cá percebemos reação positiva no movimento”, conta. O carro-chefe para a data é o carré de cordeiro temperado com ervas e a costelinha suína, ambas inclusas no valor do rodízio.
No Canoa Quebrada, em Ribeirão Pires, 40% do salão será ocupado mediante reserva antecipada dos clientes. A expectativa do proprietário César Ricardo dos Santos Ferreira é positiva, já que na primeira semana de maio mais de 20% do salão (com capacidade para 220 pessoas) foi reservado. “Nos últimos três anos tivemos queda nas vendas, em compensação, a procura pelo serviço à la carte aumentou quase 10% de março pra cá”, afirma o comerciante, que prevê crescimento de até 20% nas vendas para a data. O restaurante oferece o tradicional All Parmegiana servido com arroz e guarnição para três pessoas por R$ 96.
Em Diadema, a churrascaria Boiadeiro terá rodízio a partir de R$ 69,90, com salada e pratos quentes. O gerente Edson Boudrini conta que apesar do Dia das Mães vender três vezes mais que em dias comuns, não espera lotar os 280 lugares do restaurante. “Ano passado já foi muito fraco em relação aos anos anteriores, as vendas caíram quase 30%. Para este ano acredito que não será diferente, estamos com cinco funcionários a menos, nos apertamos, mas estamos nos mantendo”, explica.
Já em São Bernardo, o Berlin Costelaria, com 150 lugares, terá almoço especial com salmão, camarão e outras 50 opções do buffet entre pratos quentes, saladas e a famosa costela à vontade por R$ 49,90. O proprietário Daniel Achel Macedo espera aumento de 20 a 30% nas vendas. “Ano passado tivemos 80% do movimento tradicional, mas este ano o ânimo do público está melhor e esperamos lotar o salão”, relata. (Colaborou Amanda Lemos)