ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Evo Morales volta à Bolívia nesta 3ª feira após tratamento de saúde em Cuba

O presidente da Bolívia, Evo Morales, retornará nesta terça-feira com a saúde reposta, exceto por uma infecção na garganta que o manteve em Cuba, onde recebeu tratamento médico, segundo o governo boliviano. “A infecção na garganta ainda continua e requer uns dias a mais de tratamento”, afirmou o vice-presidente Álvaro García em entrevista coletiva, minutos após falar por telefone com o presidente.

García disse que Morales recebeu em Cuba tratamento para sinusite, uma infecção nas cordas vocais que o deixava afônico, além de um vírus que “afetou interna e externamente o corpo” e da acumulação de líquido na face. “Tudo diminuiu notavelmente e está sob controle”, afirmou o vice.

Newsletter RD

Morales fez uma pausa em seu tratamento e viajou no domingo a Havana para participar de uma homenagem pelos quatro anos do falecimento do presidente venezuelano, Hugo Chávez, o que gerou críticas de alguns políticos oposicionistas.

É a segunda vez que Morales se trata com médicos em Cuba por problemas de otorrinolaringologia. Em 2009, ele passou por uma cirurgia de nariz na capital cubana.

O presidente do Colégio Médico de La Paz, Luis Larrea, disse que uma sinusite pode ser diagnosticada até por um clínico geral. Na avaliação de Larrea, a preferência do presidente por médicos cubanos deixa seus colegas em situação delicada e não é um sinal positivo sobre o sistema de saúde boliviano. Fonte: Associated Press.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes