
A família do paciente Raimundo Agostinho Dias, 67, reclama da demora para realizar uma tomografia no Hospital São Caetano. De acordo com Cassilda Rosa, manicure e esposa do motorista, diagnosticado com câncer de pele em setembro do ano passado, o paciente aguarda desde 23 de novembro para realizar o último exame pré-cirúrgico.
Diagnosticado com um nódulo maligno abaixo da orelha, o morador do bairro Nova Gerty foi encaminhado para o Hospital Municipal Maria Braido, onde passou por consulta no dia 23 de novembro com o médico Sérgio Monteiro Uchôa, que o encaminhou para novos exames no Hospital São Caetano, no bairro Santo Antônio.
Segundo Cassilda, os exames agendados foram realizados, mas a tomografia com contraste do rosto e pescoço ainda não foi feita. A moradora alega que já ligou diversas vezes para a ouvidoria do hospital, que diz apresentar uma ‘situação complicada’ devido à troca de gestão. O paciente tem uma ocorrência com urgência (número 172977), mas aguarda há três meses para realizar o último exame da bateria antes da retirada do nódulo. “O estado dele está se agravando cada vez mais, está sem tratamento, eu dou remédios e não resolvem porque está bem grave. Ele está com ferida exposta ao lado da orelha e precisa fazer logo a cirurgia”, pede a esposa.
Resposta
A Secretaria de Saúde do município informa, por meio de nota, que as tomografias de Raimundo Agostinho Dias já haviam sido autorizadas, e a guias de autorização já foram emitidas. No entanto, por problemas de ordem técnica, foram informados que o aparelho de tomografia deixou de funcionar por alguns dias. De acordo com a secretaria, o equipamento voltou a funcionar no dia 16 de fevereiro e os exames estão agendados para o dia 6 de março no Hospital Maria Braido.