Ilan: redução de incertezas, inclusive em eventos não econômicos, é fundamental

(Foto: Banco de Dados)
Ilan falou de reduzir as incertezas (Foto: Banco de Dados)

Sem se referir diretamente à mais recente crise política, desencadeada por novas revelações de delação no âmbito da Operação Lava Jato, o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, afirmou que a “redução das incertezas de todas as naturezas, inclusive em eventos não econômicos, é fundamental para a volta do crescimento”.

Goldfajn afirmou ainda que a política monetária não substitui, e, sim, complementa outras políticas do governo. “Crescimento do País depende de investimento, produtividade, que são elementos cruciais”, disse.

Newsletter RD

Em meio às pressões para que o BC reduza mais rapidamente a taxa básica de juros, a Selic , por conta da forte recessão que atinge o País, Goldfajn defendeu ainda que “um alívio de atividade baseado somente em política monetária seria apenas temporário”. “Persistência, serenidade e foco nos fundamentos são a chave para crescimento sustentável e juros mais baixos no longo prazo”, afirmou.

Os comentários foram feitos por Goldfajn durante o seminário “Perspectivas 2017”, promovido pelo Instituto Millenium, em São Paulo. Ainda nesta terça-feira, 13, ele falará em outros dois eventos na cidade.

O BC publicou em seu site nesta manhã a síntese das mensagens, que pode ser acessada por este link: http://www.bcb.gov.br/pec/appron/apres/Sintese_mensagens_Ilan_Goldfajn_Millenium_e_CDPP_13_12_2016.pdf.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes