A entrada da empresa aérea Qatar Airways no capital do grupo Latam foi aprovada sem restrições nesta quarta-feira, 16, pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Quando o acordo foi anunciado, em julho, a companhia do Oriente Médio anunciou a intenção de injetar US$ 613 milhões para ficar com 10% do capital da companhia aérea sul-americana resultante da união entre a chilena LAN e a brasileira TAM.
Buenos Aires.
Para aprovar a operação, o conselho analisou, entre outros aspectos, a concentração de mercado da Latam e Qatar na rota entre São Paulo e Buenos Aires. Nesse trecho, o grupo sul-americano tem seis voos diários e a Qatar opera uma frequência diária.
Segundo o Cade, a Latam lidera o transporte de passageiros, com participação de mercado entre 20% a 30% na rota. Com a Qatar, a participação conjunta das companhias poderia alcançar patamar entre 40% a 50%.
“Nesse cenário, a empresa Aerolíneas Argentinas surge como principal rival, como responsável pelo transporte de 30% a 40% dos passageiros”, cita o relatório do Cade, lembrando que Gol e Turkish aparecem nas posições seguintes, com 10% a 20% de participação.
O documento nota ainda que há disponibilidade de horários nos dois principais aeroportos das duas cidades – Guarulhos, em São Paulo, e Ezeiza, em Buenos Aires – e que existem restrições apenas no terminal Aeroparque, na região central da capital da Argentina. Além disso, as empresas brasileiras já ocupam todas as frequências disponíveis para o lado brasileiro da rota.