
Alimentos orgânicos são aqueles que utilizam apenas métodos naturais no cultivo. O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo, segundo o Ministério do Meio Ambiente, e muitas substâncias utilizadas são proibidas em outros países.
De acordo com Emerson Yukio Kubo, nutrólogo do Hospital Brasil, o alimento orgânico é o mais indicado para a saúde. “Em parâmetros nutricionais, eles podem ser até melhores porque não contém nenhum agrotóxico. Esses inseticidas podem causar reação alérgica, indisposição gastrointestinal, até casos mais graves como câncer e má formação”, afirma.
Caso não saiba identificar a diferença entre esses alimentos, existem entidades que fazem a certificação destes produtos através de um selo do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SisOrg). “Geralmente o produto orgânico não é tão bonito quanto o produto que se usa agrotóxico, mas eles são muito mais gostosos. Tem um sabor diferente”, garante o nutrólogo.
“Apesar de ser uma coisa boa, é inviável uma população consumir apenas orgânicos, atualmente”, alerta. Como a produção é em menor escala, o valor sai bem mais caro para o bolso do consumidor. De acordo com uma pesquisa realizada pela Korin, a diferença pode chegar a 270% em relação aos alimentos produzidos com agrotóxico, porém a grande procura por esses alimentos tem diminuído os preços.
Para encontrar alimentos orgânicos, selecionamos 5 feiras na região:
São Bernardo
Feira Livre – Praça dos Meninos – Av. Caminho do Mar, Rudge Ramos.
Horário: Toda quinta-feira, das 18h às 22h.
CRT (Central de Trabalho e Renda) – Rua Marechal Deodoro, 2.316, no Centro.
Horário: Toda sexta-feira, das 10h às 15h.
Diadema
Feira Livre – Rua Manoel da Nóbrega, Centro.
Horário: Toda quinta-feira, das 7h às 13h.
Santo André
Craisa – Av. dos Estados, 2195, Santa Terezinha.
Horário: Toda terça-feira, 16h às 20h.
Feira Livre – Praça IV Centenário, s/n, Centro.
Horário: Toda quinta-feira, 16h às 20h.