ABC - quarta-feira , 15 de maio de 2024

Wikileaks vaza documento que mostra Michel Temer como informante dos EUA

A organização sueca Wikileaks revelou na noite desta quinta-feira (12/05) um documento secreto que mostra que Michel Temer foi informante da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. Michel Temer teria enviado telegramas com conteúdos classificados como “sensíveis” e “de uso oficial” para a embaixada americana.  As transmissões dos arquivos teriam sido feitas no dia 11 de janeiro 2006 (quarta-feira), às 14h02 e no dia 21 de junho 2006 (quarta-feira), às 16h05.

Nos documentos divulgados, Temer passaria sua visão de como estava a situação política no Brasil na época. São opiniões sobre as eleições que ocorreriam em 2006, quando Lula foi reeleito.

Temer teria analisado cenários em que o partido dele (PMDB) poderia ganhar as eleições. Nos documentos, ele também teria falado sobre as diferenças entre Lula e Fernando Henrique Cardoso. Em uma das frases citadas no texto, Temer teria dito que “as classes C, D e E acreditam que Fernando Henrique roubou dos pobres e deu para os ricos. Já Lula roubou dos ricos para dar aos pobres”. (Com informações Portal Metrópole)

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes