Para deputado tucano, afastamento de Cunha não invalida impeachment de Dilma

O deputado federal e vice-presidente do PSDB, Carlos Sampaio (SP), publicou um vídeo em sua página no Facebook nesta quinta-feira, 5, no qual ressalta que o afastamento de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da Câmara dos Deputados não afeta a decisão do impeachment da presidente Dilma Rousseff tomada na Casa.

De acordo com Sampaio, a medida “não invalida o processo de impeachment porque os fundamentos são diversos e essa decisão foi tomada por um conjunto de ampla maioria dos deputados federais”. Para ele, o “desfecho definitivo” do governo se dará no próximo dia 11 de maio, quando está prevista a votação no Senado que decidirá se a presidente Dilma deve ou não ser afastada do cargo por 180 dias.

Newsletter RD

Também nesta quinta, os deputados petistas Maria do Rosário (RS) e Paulo Pimenta (RS) anunciaram que pedirão ao Supremo Tribunal Federal (STF) a nulidade da sessão da Câmara que aprovou a continuidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, agora em tramitação no Senado. Os parlamentares argumentam que o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afastado do cargo pelo ministro do Supremo Teori Zavascki, não tinha legitimidade para comandar a sessão que aprovou o impeachment.

Em relação ao parecer do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, que promoveu o afastamento de Eduardo Cunha do mandato de deputado e, consequentemente, da presidência da Câmara, Sampaio afirma que a decisão “foi importante não somente para a imagem da Casa, mas também para o momento de transição que o Brasil está vivendo”.

O deputado também disse no vídeo que, em 24 de novembro de 2015, o PSDB junto a outros partidos, como PSOL e Rede, assinou um documento e entregou ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pedindo o afastamento de Eduardo Cunha da Câmara dos Deputados. Segundo Sampaio, “é uma decisão que vem em boa hora por parte do Supremo”.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes