ABC - domingo , 19 de maio de 2024

Quatro vereadores de Santo André trocam de partido

RAUTENBERG
Ronaldo de Castro, Rautenberg e presidente nacional do PRB, Marcos Pereira

Com o encerramento cada vez mais próximo do período de janela partidária, se intensificou na Câmara de Santo André a movimentação de trocas de partidos. Nesta terça-feira (8) quatro vereadores anunciaram que estão de saída das atuais legendas.

Rautenberg deixou o PTB e se filiou ao PRB. Na semana passada, o parlamentar havia demonstrado insatisfação com o acordo entre PTB e PSDB (que resultou na indicação de Luiz Zacarias para ser vice de Paulinho Serra) e já sinalizava que poderia migrar de partido.

Newsletter RD

O convite para ir para o PRB partiu do presidente da Câmara de Santo André, Ronaldo de Castro, que também preside a legenda na cidade.  A ideia é que Rautenberg seja candidato a prefeito pelo partido.

“Vejo o Rautenberg como uma grande opção para a cidade. Vai ser pré-candidato a prefeito de Santo André. As qualidade dele são excelentes, aprovado na urna, candidato a deputado federal com 42 mil votos. Vai ser um bom administrador”, afirma Ronaldo de Castro.

A filiação de Rautenberg ao PRB ocorreu nesta terça-feira. “O PTB teve 10 mil votos de legenda e essas pessoas não ficaram contentes com o apoio que o Zacarias fechou. Coloquei meu nome à disposição para ser candidato a prefeito pelo PTB, mas a presidente Dinah Zekcer afirmou que o partido não ia recuar da decisão”, explica o parlamentar. “Não rompi com o PTB, mas estou procurando meu caminho na cidade”.

Rautenberg garantiu que não irá recuar na pré-candidatura a prefeito e que o seu vice será anunciado dentro de duas semanas – provavelmente um nome do PEN.

JULIANO2Juliano sai do PMDB

Além de Rautenberg, mais três vereadores de Santo André anunciaram troca de legenda. Vereador mais votado do ABC em 2012, com 8.551 votos, Sargento Juliano está de saída do PMDB. A desfiliação será concretizada na semana que vem, mas o destino partidário do parlamentar ainda não está definido.

Ironicamente, é justamente o histórico de votação expressiva de Juliano que está dificultado a montagem de chapa de candidatos a vereador.

“Se eu continuar no partido, a chapa não vai crescer. As pessoas não virão enquanto eu estiver na legenda. Acaba atrapalhando a vida de pessoas que estão prestes a entrar no PMDB. Com minha saída vou estar até ajudando o partido”, afirma. Juliano foi eleito pela primeira vez em 1996, pelo PSDB.

70ba196f6aCarlos Ferreira vai para o PPS

O PDT perdeu o único vereador que representava o partido na Câmara de Santo André. Carlos Ferreira anunciou nesta terça-feira que vai migrar para o PPS, partido que está sob o comando do pré-candidato a prefeito Raimundo Salles.

“O grupo de apoio que eu tenho entendeu que ficaria mais confortável para mim realizar o trabalho junto PPS. Talvez eu teria algumas dificuldades a mais no eleitorado que eu tenho se continuasse no PDT, que apoia o governo federal”, afirma o vereador.

Empresário do ramo da construção civil, Carlos Ferreira está na Câmara de Santo André há quase um ano. Ele assumiu a vaga deixada pelo vereador Cosmo do Gás (PDT), assassinado aos 46 anos no dia 10 de março de 2015.

TONHOTonho migra para o PMB

Tonho Lagoa está de saída do PRP. Eleito para o primeiro mandato em 2012, com 2.189 votos, já passou por PHS e PSL. O parlamentar não quis ainda falar oficialmente para onde vai após deixar o PRP, mas não há dúvidas que o destino será o recém-criado PMB (Partido da Mulher Brasileira).

“O PRP foi um partido que me deu oportunidade. Fiz o meu papel, fui o único vereador que nunca faltou em sessão nesta casa. Pedi a desfiliação porque estou em conversa com outro partido que me identifico muito”, afirma Tonho.

A mudança de partido vai permitir que Tonho Lagoa continue na base de apoio do prefeito Grana, já que a orientação nacional do PRP tem sido não apoiar gestões petistas.

Janela

A janela partidária, que permite a troca de legendas, acaba no dia 18 de março. Até lá novas desfiliações serão anunciadas entre os vereadores de Santo André. Elian Santana (PROS), por exemplo, deve ir para o PSC. Marcos Pinchiari também deve deixar o PROS, mas ainda não anunciou para onde vai.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes