Cúpula da OMS chega hoje ao País e vai ao Recife

A cúpula da Organização Mundial da Saúde (OMS) desembarca nesta terça-feira, 23, no Brasil para avaliar uma ajuda ao governo no combate ao vírus zika. A chefe da entidade, Margaret Chan, e o diretor de Operações para Surtos, Bruce Aylward, terão encontros com Dilma Rousseff e ainda viajarão para Pernambuco para examinar a situação. A missão será acompanhada pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

Missões similares da cúpula da entidade aconteceram apenas no Oeste da África, durante o surto de ebola. Agora, a OMS quer entender o que o Brasil tem feito no combate ao Aedes. Mas também vai tentar estabelecer uma cooperação para preencher as lacunas da operação no Brasil.

Newsletter RD

Técnicos que acompanharão a viagem disseram ao Estado que a ideia é saber as necessidades do Brasil e, então, pedir à comunidade internacional de doadores uma ajuda especial para financiar os projetos no País.

Chan já esteve no Brasil em novembro para uma conferência e, naquele momento, o governo chegou a alertá-la sobre a proliferação de casos de microcefalia. Mas ela optou por esperar até fevereiro para convocar os especialistas e decretar emergência internacional.

Na semana passada, a OMS indicou que precisaria de US$ 56 milhões até junho para financiar um estratégia de combate ao vírus. O Brasil estaria no centro desse plano.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes