Brasil decide retaliar Bolívia e cancela benefícios

O governo brasileiro deflagrou ontem medidas de retaliação em resposta à decisão da Bolívia de expropriar o caixa das refinarias da Petrobras com a publicação de novo decreto supremo. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo apurou, uma reunião para discutir a concessão de benefícios tarifários à Bolívia para facilitar a entrada de produtos bolivianos no País foi cancelada. A oferta de um crédito para agricultores bolivianos comprarem tratores subsidiados do Brasil também foi cancelada.

O governo brasileiro pode adotar outras medidas em resposta à hostilidade da Bolívia com os negócios da Petrobras. Entre as decisões que correm o risco de ser anuladas está o reajuste do preço de parte do gás importado pelo Brasil. Em fevereiro, o presidente Evo Morales esteve pessoalmente em Brasília para obter uma elevação do preço do combustível.

Newsletter RD

A Petrobras aceitou na ocasião a criação de um aditivo ao contrato original (chamado de GSA), no qual concordava com o pagamento de um valor maior para as frações nobres do gás natural. A mudança daria à Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) uma renda de US$ 100 milhões a mais por ano. Esses contratos ainda não estão em vigor, porque não foram protocolados pela Bolívia. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes