Moradores de Mauá sofrem com falta de rede de esgoto

Morador sofre quando caixa que armazena esgoto entope e alaga casa (Foto: Pedro Diogo)

Os moradores do Parque das Américas, em Mauá, passam por situação complicada no bairro. Cerca de 300m da rua Califórnia não possui canalização de esgoto. Ao invés do serviço, existe uma tubulação interligada entre as casas que não tem saída para a rua. Assim, a água utilizada é encaminhada para caixas construídas dentro de residências, onde o fluido fica armazenado sem passar por tratamento. Apesar da falta de infraestrutura, os moradores pagam mensalmente uma taxa, embutida na conta de água, denominada tarifa de esgoto, que representa mais de 50% do valor final. 

O problema já se tornou característico do local. Débora da Silva, vendedora ambulante, mora há 20 anos no bairro e sempre teve que encontrar maneiras de enfrentar a falta de canalização de esgoto. A moradora alega já ter comunicado por diversas vezes a situação para a prefeitura, apesar de nenhuma mudança ter acontecido. “A prefeitura diz que recebemos o serviço e temos que pagar por isso, e nós continuamos tendo que aguentar isso diariamente”, diz.

Newsletter RD

Pela falta de canalização, muitos moradores são prejudicados. O esgoto de quatro casas desemboca no quintal de Maria Barbosa, auxiliar de limpeza. O resíduo dos vizinhos de Maria chega por um cano, que jogava todo o fluido no fundo da residência. Para tentar amenizar a situação, Maria fechou a saída de água com concreto, mas, infelizmente, o odor desagradável permaneceu. “Muitas vezes, quando vamos almoçar e jantar, temos que fazer isso fora de casa, porque o cheiro é insuportável”, comenta.

Juracir Batista, fiscal de loja, é outra vítima dos problemas do bairro. Quando, por falta de canalização, a caixa do vizinho, construída a pedido da prefeitura para armazenar esgoto entope, o morador sofre com infiltração nos cômodos da casa. “Já gastei mais de R$ 2 mil para manter essa casa de pé”, declara. A situação fica caótica nos dias de chuva. “Tive que tirar uma criança do quarto por alagamento”, relata.

Ao entrar na casa de Antônio Camargo, aposentado, é possível sentir o forte cheiro de esgoto. Isso acontece porque os resíduos de seis casas desembocam na residência de Camargo. A tubulação de grande parte dos vizinhos passa pela casa de Antônio, que sofre desde que se mudou para o Parque das Américas. “Quando as caixas entopem, vem tudo para cá e é impossível usar o andar debaixo da casa”, reclama.


Morador sofre quando caixa que armazena esgoto entope e alaga casa (Foto: Pedro Diogo)

Odebrecht

Por meio de nota, a empresa Odebrecht Ambiental declarou que não foi acionada a respeito da reclamação em seus canais de atendimento e, portanto enviará nesta terça-feira (4) uma equipe técnica até o local para verificar o que está ocorrendo.

Água

Outro problema do Parque das Américas é a constante falta de água. Segundo os moradores, a água chega por volta das 5 horas da manhã e só dura até às 9h30. “Se eu quiser lavar roupa, tenho que acordar de madrugada”, lamenta Débora.


Falta de água faz com que moradores armazenem água e gerem criadouros do mosquito da dengue (Foto: Pedro Diogo)

A situação acarreta perigos para os residentes. Tiago Nunes armazena água em baldes e garrafas para poder realizar as atividades cotidianas ao longo do dia. “Sei que isso pode atrair o mosquito da dengue, mas é o único jeito”, diz o oficial de manutenção.

A redação contatou a prefeitura sobre o ocorrido, mas não obteve resposta até o fechamento da matéria.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes