Vagas gratuitas para idosos são escassas na região

Vilma de Lurdes Taiola reclama da falta de vagas nas cidades (Foto: Pedro Diogo)

A concessão de benefícios para idosos deveria ser uma obrigação do poder público de qualquer cidade, mas não é o que acontece em Santo André e São Bernardo. As duas cidades cumprem a norma do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), que exige 5% das vagas em locais mais acessíveis para idosos no município, mas nenhuma delas concede o benefício da gratuidade.

Segundo dados demográficos do Censo 2010, Santo André tem população idosa de 94.760 habitantes e apenas 217 vagas, de um total de 4.221, estão disponíveis para os idosos estacionarem seus veículos gratuitamente.

Newsletter RD

Já São Bernardo possui 77.921 munícipes acima dos 60 anos, sendo que somente os 5% obrigatórios do total de 3.216 vagas disponíveis na cidade são reservadas, o equivalente a 160 vagas, e os idosos representam mais de 10% dos moradores da cidade.

De acordo com o secretário-geral da Associação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas do ABC, Isaias Urbano da Cunha, é muito importante que os idosos não precisem pagar pelo uso das vagas. “Em Santo André não há a gratuidade, mas eu sou a favor e nós precisamos lutar para que sejamos isentos do pagamento das taxas”, diz.

Cunha ainda explica que qualquer benefício é de bom grado e a terceira idade não tem condições de pagar toda vez que precisa estacionar o veículo. “Nessa idade o idoso já tem muitos gastos com saúde, por exemplo, e quanto menos ele precisar pagar, melhor”, declara Cunha.

Vilma de Lurdes Taiola, 61, é condutora autônoma e conta que estabelecimentos particulares têm muitas vagas, mas o problema fica mais sério nas vias públicas. “Nos shoppings há muita disponibilidade, mas se você vai a um hospital é uma luta encontrar um lugar preferencial”, afirma.

Além da cobrança inadequada, muitos moradores reclamam que não há controle nem fiscalização das vagas reservadas. “Eu entendo que depende muito da educação das pessoas, mas também faltam funcionários que façam a vigilância”, lamenta a aposentada Carmen Iamundo Fernandes, 66 anos, de Santo André.

O morador Nestor Galhardo Martins, 79, da mesma cidade, conta que também falta respeito por parte dos motoristas. “Muitas vezes eu tive de ir ao posto de saúde do bairro e a vaga preferencial estava ocupada por alguém mais jovem. O indivíduo encosta o carro e nem liga se a vaga é de idoso ou deficiente”, critica Martins.

Benefício garantido

São Caetano, Diadema, Ribeirão Pires e Mauá já oferecem o benefício para os idosos. Mauá é mais recente ao aprovar na última terça-feira (16) a isenção. O município tem 1.498 vagas de Zona Azul e, do total, 75 são destinadas a idosos. Para ter direito à Zona Azul gratuita, os idosos precisam providenciar um cartão especial, emitido pela Secretaria de Mobilidade Urbana, e deixá-lo em local visível no carro quando estacionarem nas vagas delimitadas.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Rio Grande da Serra, sobre a gratuidade das vagas na cidade, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição. 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes