ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Nova Zona Azul é implantada em Mauá

Um dos novos parquímetros instalados em Mauá (Foto: Rodrigo Lima)

Para controlar o fluxo de veículos em zonas pré-estabelecidas, Mauá implantou nesta terça-feira (22), o terceiro lote da Zona Azul, no Parque das Américas. A área compreende um trecho da Avenida Brasil e as ruas Havana, Haiti, San Juan e Honduras, em que há grande concentração comercial.

Os comerciantes estão otimistas com a chegada do sistema e acreditam na melhora dos negócios na região. “Era o que estava faltando, muitas pessoas deixavam os carros de manhã e iam trabalhar”, relata Marcelo Emilio de Carvalho.

Newsletter RD

A vendedora Thalita Galdino aprova a medida e contou que os clientes reclamavam bastante e chegavam à loja já com pressa porque haviam estacionado em local irregular.

Para os moradores da região a Zona Azul beneficiará, principalmente, os consumidores, que terão mais tempo e vagas disponíveis para realizarem suas compras. O aposentado Antônio Alves da Silva, afirmou que a área era uma bagunça e acredita em uma circulação maior de compradores.

Outro incentivo apontado foi a utilização do transporte público, já que muitos moradores não poderão mais deixar seus veículos no lugar.

Com a implantação deste terceiro lote, Mauá conta atualmente com 2039 vagas, sendo 90 para idosos e 71 para deficientes. O primeiro fica na área central do município e o segundo no Bairro Matriz e Vila Assis.

A administração do sistema de Zona Azul é feita pela concessionária Cellopark e toda a verba arrecada pela prefeitura é revertida para o Fundo Municipal de Trânsito e Transporte.

Santo André

Em Santo André, está sendo ampliado a Zona Azul na Vila Assunção, que contará com mais 377 vagas rotativas, totalizando, aproximadamente, 2.200 vagas disponíveis diariamente.

A cidade conta com o total de 3.904 vagas, distribuídas pelo centro, Bairro Jardim, Vila Bastos, Vila Gilda, Bairro Santa Terezinha, Vila Pires, Vila Linda, Vila Assunção, além do Parque Celso Daniel.

A prefeitura informou que o lucro líquido arrecadado é disponibilizado ao Fundo Municipal da Criança e Adolescente (FUMCAD), revertido para o município, moradores e comerciantes. Ainda garante que “o impacto gerado é positivo pois disponibiliza mais vagas para o mesmo espaço físico, possibilitando que as áreas comercias possam ser mais acessíveis para que as pessoas possam realizar suas compras”.

(Colaborou Caio Soares) 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes