Fundação resgata prestação de serviços para prefeituras

Às vésperas da posse, José Hamilton anuncia que criará um pacote de medidas. Foto: Rodrigo Lima

O novo reitor da Fundação Santo André, José Amilton de Souza, que assumirá oficialmente nesta terça-feira, dia 1º de abril, destaca que já no início do mandato vai criar um departamento que se debruçará sobre prestação de serviços ao poder público municipal.

A ideia é fazer com que a instituição resgate uma atuação existente no passado, ou seja, promover concursos públicos para as prefeituras, a exemplo do que fazem atualmente a USCS (Universidade Municipal de São Caetano) e a Fundação Vunesp. “Vamos disponibilizar um pacote de serviços que terá também assessoria e consultoria”, diz.

Newsletter RD

Na prática, a iniciativa visa ampliar a receita da Fundação, que possui orçamento da previsto para 2014 de R$ 56 milhões. Porém, a dívida projetada é de quase R$ 40 milhões.

Um dos desafios do novo reitor será reverter a situação financeira delicada da instituição. “Será o maior desafio da minha vida. Ao assumir vamos ter clareza total da situação. Até porque a transição foi limitada pela falta de experiência (primeira vez que ocorreu) e pela questão política”, afirma o novo reitor da FSA.

José Amilton foi eleito no final de 2013 com dois terços dos votos, mesmo sendo candidato contra a indicação da atual gestão.

Recentemente José Amilton recebeu a visita de representantes do Google, do segmento acadêmico, para encaminhar parceria em serviços. “Existe a possibilidade de termos gratuitamente itens básicos, como hospedagem de email, que, atualmente, são pagos”, destaca José Amilton de Souza.

Cerimônia de posse

A cerimônia de posse ocorrerá às 10h na próxima terça. Na parte da tarde, às 14h, ocorrerá a posse através do Conselho da Fundação Santo André.

Histórico

José Amilton de Souza é um nome que para muitos pode parecer novo. Com 52 anos, é um dos mais jovens reitores referendados pela consulta acadêmica na Fundação Santo André.

Porém, Souza é um militante de antiga trajetória na educação. Com 11 anos de atuação na rede pública estadual, participação na rede privada e presença nas duas primeiras gestões do ex-prefeito Celso Daniel, lotado na Secretaria de Planejamento, José Amilton tem experiência de veterano.

Com currículo diversificado e com o compromisso de renovar a Fundação Santo André, tornando-a mais participativa no protagonismo regional, José Amilton conquistou a grande maioria dos votos na disputa interna. Angariou a adesão de 85% dos alunos, 67% dos funcionários e 64,8% dos professores, mesmo tendo na concorrência uma indicação da atual reitoria.

O novo reitor vai comandar a instituição que possui 8 mil alunos (colégio, graduação e pós), 312 professores e 149 funcionários.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes