ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Troca na articulação pode sinalizar favorito de Pinheiro à presidência

Moacir Guirão deixou de ser articulador do governo Pinheiro / Foto: Arquivo Pessoal

A saída de Moacir Guirão do posto de articulador do governo Paulo Pinheiro na Câmara de São Caetano tem sido interpretada nos bastidores não só como a mudança na postura da relação entre os poderes, mas já como um indicativo do suposto predileto do Palácio da Cerâmica para a sucessão de Sidnei Bezerra da Silva, o Sidão, na presidência da Casa.

O novo articulador ainda não foi oficializado. A bolsa de apostas concentra especulações sobre dois nomes. O de Airton Lauriano, que assumiu a vereança por 30 dias no lugar de Gersio Sartori e o ex-articulador da gestão de Luiz Olinto Tortorello, Antônio de Pádua Tortorello.

Newsletter RD

O primeiro leva vantagem por ser de total confiança de Pinheiro e ter um perfil discreto. Segundo observadores do Legislativo da cidade, Lauriano foi colocado 30 dias como vereador – ele é primeiro suplente – para observar o perfil dos pares e se aproximar da rotina – on e off – da Casa.

Se confirmada a indicação de Lauriano, Gersio Sartori sai na frente na corrida pelo principal posto da Casa, pois teria já mostrado proximidade e confiança no trato com o Executivo. Por outro lado, a mesma proximidade que o colocaria em vantagem, o atribuiria rejeição dos colegas de Câmara pelo fato de os parlamentares vislumbrarem – ou parte deles – uma autonomia maior da vereança em relação à Cerâmica.

“Nós temos conversado toda semana e tem um grupo já firme nesse propósito de eleger um presidente que seja a cara da Câmara e dos vereadores e não da prefeitura”, disse um vereador, que não quis se identificar.

A presença de Sartori na presidência representaria também um voto de confiança de Pinheiro no PTB, partido do ex-prefeito José Auricchio Júnior, hoje secretário estadual de Esportes.

Trocas

Paulo Pinheiro já trocou mais de 10 dos 16 secretários desde o início do mandato em 2013. Pinheiro trocou tanto cargos técnicos quanto de cunho político.

A lua de mel com a Câmara já dá sinais de término e a cobrança, como ocorrer com qualquer governo de primeira gestão, só aumenta a partir do segundo ano.

As últimas trocas haviam sido em em áreas importantes como Saúde, Educação, Obras e Habitação e Governo. Mário Chekin, que estava na Secretaria de Assistência e Inclusão Social, deixa a pasta para assumir a Saúde. Daniel Ascari fica de forma interina no lugar que era ocupado por Chekin.

Sallum Kalil Neto, que estava na Secretaria de Saúde foi para a pasta do Governo, no lugar de Marco Antônio Santos Silva, novo presidente da Fundação ABC.

Na Educação, Daniel Contro deixa a pasta e no seu lugar entra Ivone Braido Voltarelli, que já comandava a secretaria interinamente. Com problema pessoais, Contro tentou prorrogar sua continuidade no comando da pasta com algumas licenças, mas agora foi substituído de vez.

Em Obras e Habitação, o novo titular é o engenheiro civil Júlio Marcucci Sobrinho, que assume na vaga de Elda Martinez, exonerada do cargo. Ela é irmã do secretário de Esportes, Éder Xavier. “Em 2014, nosso intuito é o de intensificar a melhoria dos serviços no município”, disse Pinheiro.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes