UPA de Ribeirão Pires abre as portas para projeto de jovens atores

Formado por jovens voluntários de diversas partes do Estado, o grupo de atores encenou peça com mensagem religiosa e de alerta sobre os malefícios das drogas / Foto:Gabriel Mazzo

Os pacientes que passaram pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santa Luzia, em Ribeirão Pires, na tarde da última sexta-feira, dia 19, prestigiaram apresentação teatral do Jocum, de Campinas. Formado por jovens voluntários de diversas partes do Estado, o grupo de atores encenou peça com mensagem religiosa e de alerta sobre os malefícios das drogas.

Maria Aparecida Ferreira da Silva, 48 anos, aguardava ser chamada para a realização de um exame na UPA e assistiu a apresentação. “É disso que as pessoas precisam. Através dessa apresentação, recebemos mensagens de amor e de paz. Se sempre tivéssemos atividades assim, iria existir muito mais pessoas alegres”, afirmou Maria Aparecida, que é moradora da cidade.

Newsletter RD

O grupo Jocum trouxe nove jovens voluntários para encenar a peça em Ribeirão Pires. Além dos pacientes no saguão de espera da UPA, crianças internadas na área de observação da UPA também assistiram a apresentação. O grupo também realizou a peça na Praça Central da Vila do Doce nas noites de sexta e sábado.

“Nossa mensagem principal é que existe esperança, que está em Deus, está no amor”, explicou Jéssica Nakamura, 24 anos, uma das líderes do grupo.

De acordo com Célia Regina Barreto, diretora administrativa da UPA, a abordagem teatral vem de encontro com as ações para humanizar o atendimento prestado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde e Higiene do município. “Atividades como essa contribuem na recuperação de crianças e adultos em tratamento médico de urgência e emergência”, declarou Célia.

Outras atividades estão sendo implantadas para humanizar o atendimento na UPA. Desde o início deste ano, a Unidade ganhou Balcão de Informações e sinalização indicativa para facilitar a locomoção dos pacientes dentro da UPA. Para as crianças, a Secretaria de Saúde e Higiene reservou sala de medicação separada, para garantir ambiente mais tranquilo e reservado para este público.

A UPA Santa Luzia atende, em média, 500 pacientes por dia. 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes