
Cinco personalidades serão homenageadas pelo 36º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, que ocorre de 7 a 13 de novembro em Fortaleza: o diretor Kleber Mendonça Filho e sua mulher, a produtora Emilie Lesclaux; a atriz Isis Valverde; a senadora Luizianne Lins (PT-CE); e o jornalista e crítico de cinema Luiz Carlos Merten.
Merten, jornalista gaúcho com quase 60 anos de carreira, já cobriu os principais festivais de cinema do mundo e escreve no Estadão desde 1989.
Na abertura do evento, em 7 de novembro, também será exibida a produção mais recente de Kleber Mendonça Filho: o curta-metragem Sul de Teerã, centrado no diretor iraniano Jafar Panahi e apresentado no Festival de Nova York deste ano. O filme anterior de Mendonça Filho, O Agente Secreto, concorreu ao Oscar em quatro categorias.
Emilie Lesclaux é produtora de ambos os filmes e de outros títulos do cinema brasileiro, como Bacurau, Sem Coração e o inédito Yellow Cake.
Isis Valverde, por sua vez, acumula 20 anos de carreira e trabalhos de destaque na televisão, no cinema e no streaming, enquanto Luizianne Lins foi eleita senadora nas eleições de 2026, com mais de 2,8 milhões de votos.
Com programação inteiramente gratuita, o festival exibirá longas-metragens e curtas em mostras competitivas e não competitivas. A programação também inclui exibições especiais, debates e cursos, entre outras atividades.
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
