
O Sesc Santo André (rua Tamarutaca, 302, Vila Guiomar) recebe dois encontros do Rap Hour – A Hora do Rap em outubro, projeto conduzido pelo MC, poeta e educador Arnaldo Tifu. A programação reúne artistas e convidados para discutir a cena do rap, com temas como criação, circulação de obras, postura social, cenário nacional e diálogo entre gerações. Os encontros terminam com pocket shows.
O primeiro encontro acontece na quinta-feira (8/10), às 19h30, com KL Jay, DJ, produtor, empreendedor e um dos fundadores dos Racionais MC’s. A trajetória do artista contribuiu para a construção da sonoridade do grupo e para obras de referência, como Sobrevivendo no Inferno. No bate-papo com Tifu, a experiência de quem acompanha a cultura há décadas será ponto de partida para discutir a produção musical e os caminhos percorridos pelo gênero ao longo do tempo. Não é necessária a retirada de ingressos.
No dia 22 de outubro, também às 19h30, o projeto recebe Killa Bi, rapper, MC e compositora de Pindamonhangaba (SP), que traz para o centro do debate sua experiência com o freestyle. A presença de artistas com trajetórias distintas permite abordar o rap por diferentes perspectivas, relacionando processos criativos aos contextos de produção e circulação. Não é necessária a retirada de ingressos.
Para completar a programação, Stefanie apresenta o álbum Bunmi no dia 23 de outubro, às 21h30, com participação de Tássia Reis. Nascida e criada em Santo André, a artista soma mais de duas décadas de atuação no Hip Hop e reúne no disco vivências de diferentes fases da carreira, com passagens por coletivos como Rimas & Melodias. O trabalho tem direção musical de Daniel Ganjaman e conta com colaborações de Emicida, Luedji Luna, Jota.pê, Rashid, Rincon Sapiência e Cris SNJ.
O título do álbum, palavra de origem iorubá que significa “meu presente”, faz referência à trajetória registrada no disco e ao encontro entre memórias e novas criações. A apresentação tem classificação de 12 anos. Os ingressos custam entre R$ 15 e R$ 50 e estarão disponíveis para compra online a partir de 13 de outubro em: https://www.sescsp.org.br/.
Com mais duas apresentações previstas para novembro, o Rap Hour completa o ciclo de quatro encontros. Na sequência de KL Jay e Killa Bi, Cris SNJ e Dexter serão os próximos convidados dos bate-papos conduzidos por Arnaldo Tifu. As conversas abordam diferentes aspectos do Hip Hop e aproximam referências e modos de fazer que ajudam a contar a história do rap e os caminhos construídos no presente.
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
