
Uma tarde de arte, descobertas e novas inspirações. Foi assim que os participantes do Projeto Pescar conheceram de perto diferentes expressões das artes visuais durante visita à SP-Arte Rotas, em São Paulo. Patrocinadora da mostra, a Unipar promoveu a participação dos jovens no evento.
Acompanhados pelo artista Hiram Latorre, os jovens percorreram o evento, conheceram obras e artistas e conversaram sobre processos criativos. A experiência também reservou um momento especial: desenhos produzidos pelos estudantes ilustraram cadernos entregues aos visitantes do espaço.
A atividade deu continuidade à oficina “Desenho de Observação”, conduzida por Hiram Latorre e Julia Maryam no mês anterior. Durante o encontro, os estudantes foram convidados a observar o ambiente ao redor e transformar suas percepções em desenhos autorais, em um exercício de criatividade e desenvolvimento do olhar.
Produzidas durante a oficina, as criações ganharam uma nova aplicação na SP-Arte Rotas. Os desenhos foram utilizados para ilustrar dezenas de cadernos que foram entregues aos visitantes, levando o trabalho dos jovens para além da atividade formativa e tornando-o parte da experiência do público no evento.
Segundo o pintor Hiram Latorre, a visita proporcionou aos estudantes uma aproximação com o processo artístico para além de suas próprias criações. “É muito importante que os jovens estejam aqui e participem dessa feira. É uma oportunidade de mostrar um novo lugar, trazer um novo frescor e aproximá-los da arte, para que conheçam jovens artistas e também artistas mais renomados. Acho que existe também uma experiência afetiva, de criar uma relação mais profunda com a arte e mostrar a importância de passar essa cultura adiante.”
A ação faz parte das iniciativas da Unipar voltadas ao desenvolvimento de jovens por meio do Projeto Pescar, que promove formação pessoal, social e profissional para participantes da região de Santo André. A proposta combina atividades formativas com experiências culturais e educativas, contribuindo para o desenvolvimento dos jovens e para sua aproximação com diferentes ambientes e possibilidades.
“A oficina e a visita à SP-Arte Rotas criaram uma experiência de troca, experimentação e contato com diferentes formas de expressão artística. Para a Unipar, iniciativas como essa fortalecem o protagonismo dos jovens, valorizam suas próprias criações e contribuem para sua formação pessoal, social e profissional, ao mesmo tempo que reforçam nossa relação de parceria com as comunidades próximas às nossas operações”, afirma Carina Shimizu, coordenadora de projetos sociais da Unipar.
Tamara Perlman, diretora da SP-Arte, destaca a ação como uma maneira de mostrar aos jovens que diferentes caminhos profissionais podem coexistir. “É uma forma de aproximar esse jovem do universo da arte e mostrar que, além de poder trabalhar na indústria, ele também pode, no futuro, ter uma produção artística e encontrar formas de se expressar nesse mundo. Acho importante mostrar que esses caminhos são possíveis juntos.”
O patrocínio à SP-Arte Rotas integra as iniciativas da Unipar de apoio à cultura. Ao promover a visita dos participantes do Projeto Pescar, a companhia conectou essa atuação às atividades de formação pessoal, social e profissional desenvolvidas pelo programa em Santo André.
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
