
São Bernardo inaugurou na noite desta sexta-feira (28/08) a 36ª UBS (Unidade Básica de Saúde) da cidade e ampliou a rede de atenção básica. A unidade Parque São Bernardo II, instalada na alameda Minas Gerais, 23, é a primeira do município a contar com sistema de reuso de água da chuva, a unidade tem como foco unir sustentabilidade e economia.
A UBS vai realizar cerca de 8.800 atendimentos mensais e atender uma população de aproximadamente 12 mil pessoas, o local opera de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O novo equipamento de saúde reorganiza o fluxo de atendimento da Atenção Básica, absorve pacientes das UBS Parque São Bernardo e da UBS Farina, ambas localizadas na região.
Durante evento de entrega da nova unidade, o prefeito Marcelo Lima destacou que essa UBS é a mais moderna da rede municipal. “Mais uma obra parada e inacabada que nós concluímos. Trabalhamos com muito amor para entregar essa unidade completa para a população, com qualidade. Porque queriam entregar até sem reboco. O povo de São Bernardo não merece qualquer coisa”, completou.
O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, frisou que a conclusão desta obra, com a excelência necessária, é a prova incontestável do respeito da gestão Marcelo Lima e da Secretaria de Saúde pelos moradores do Parque São Bernardo. “Encontramos um prédio inacabado e estamos entregando uma UBS completa”, afirmou.
Dois moradores da região utilizaram o microfone como representantes da comunidade. A munícipe Germina Soares lembrou que muitas pessoas vão ficar mais perto da unidade. “Especialmente os idosos”, destacou. O vice-presidente da Sociedade de Amigos e Moradores do Parque São Bernardo, Zé Maria, lembrou que o local da UBS já foi a sede da associação do bairro. “E hoje, graças a Deus, temos esse equipamento. Vamos cuidar dele como a gente cuida da nossa casa”, finalizou.
Estrutura
A UBS Parque São Bernardo II tem, ainda, dois andares e é totalmente acessível. São 20 salas, sendo três consultórios odontológicos e seis consultórios médicos. Além dos consultórios, conta com sala de acolhimento da comunidade, de coleta, de curativos, de emergência, de vacinação e de procedimentos. As dependências administrativas incluem sala de reunião, dos agentes comunitários de saúde e de esterilização.
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
