
A Paróquia de São Sebastião, de Rio Grande da Serra, promoveu a 5ª Peregrinação da Fé em homenagem ao 137º Festejo do Padroeiro Senhor Bom Jesus de Paranapiacaba, no domingo (16/08). O trajeto de 17 km percorreu o Caminho Turístico Passos do Padre Capra, nos trechos Passos do Padre Capra e Carvoeiros do Caminho do Sal, com início em Rio Grande da Serra e término em Paranapiacaba, em Santo André.
A peregrinação teve apoio das Prefeituras de Rio Grande da Serra e de Santo André, com carros e uma ambulância do SAMU para acompanhar os peregrinos durante o trajeto. Estiveram presentes a vice-prefeita de Rio Grande da Serra, Vilma Marcelino, e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Nilton de Paula.
A jornada começou às 6h30 na Paróquia São Sebastião, no Centro de Rio Grande da Serra, com uma bênção do pároco aos peregrinos. A primeira parada ocorreu na Igreja de Nossa Senhora das Graças, no bairro Pedreira, às 8h, com café da manhã aos participantes.
Depois, a caminhada seguiu por estradas de terra e asfalto, entre paisagens de matas e campos dos mananciais da Mata Atlântica. A segunda parada foi na Capela do Bom Jesus da Boa Viagem, em Campo Grande, Santo André, construção financiada pelo próprio padre Capra. No local, houve momentos de oração e explicações históricas sobre a importância do padre para o ABC.
A peregrinação seguiu até a Igreja do Senhor Bom Jesus de Paranapiacaba, onde os participantes chegaram por volta das 11h30 e assistiram à missa em comemoração à 5ª Peregrinação da Fé e ao 137º Festejo do Padroeiro Senhor Bom Jesus de Paranapiacaba.
A rota foi traçada pelo padre missionário Luiz Capra no início do século XX para levar a fé à população do ABC. Padre Capra também liderou a construção da Igreja Matriz de Santo André e o início da construção da Catedral do Carmo, em Santo André.
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
