
Neste sábado (22/08), às 14h, será realizada a abertura da exposição “O Nordeste é Aqui – Poéticas da Migração em Mauá”, na Pinacoteca do Teatro Municipal. A mostra segue até 12 de outubro.
A exposição exibe as trajetórias, memórias, identidades e manifestações culturais da população nordestina em Mauá. Também valoriza as experiências de migração e a contribuição dessa comunidade para a formação cultural e social do município.
A exposição integra as ações de contrapartida previstas no Edital nº 005/2026 – Processo nº 8885/2025 – de Propostas para o 1º Salão de Artes Visuais da Política Nacional de Incentivo à Cultura Aldir Blanc (PNAB) em Mauá.
Participam 15 artistas visuais com obras bidimensionais e algumas tridimensionais que homenageiam a cultura nordestina e refletem sobre os processos de migração, pertencimento, memória e resistência. São 45 obras, distribuídas em três importantes espaços públicos do município: a Pinacoteca Municipal de Mauá, a Câmara Municipal de Mauá e o Paço Municipal.
A exposição nesses locais amplia o acesso da população às artes visuais, promove o diálogo entre arte e cidade e fortalece a democratização da cultura.
Os expositores são Adi Alves, Caluz, Chorão U.E.R., Deise Cristina, Helen Lucinda, Ilha Sousa, Jussa Malunga, KEL NUNES, Márcia Plana, Maria João, Monica Ancapi, Nat Rocha, RHAY, Videira e Ypituna Pankararu.
A exposição pode ser vista até 12 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados e domingos, das 9h às 13h, no Teatro Municipal.
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
