
Ribeirão Pires anunciou, nesta quinta-feira (13/08), a ampliação dos investimentos em tecnologia para a segurança pública municipal com a chegada de 56 novos rádios comunicadores, sendo 52 aparelhos móveis e quatro equipamentos fixos. Os dispositivos serão utilizados pela Guarda Civil Municipal (GCM) e integram o processo de modernização da comunicação operacional.
Os novos equipamentos reúnem funcionalidades dos rádios tradicionais com recursos de dispositivos inteligentes. A comunicação utiliza redes 2G, 3G, 4G e Wi-Fi e conta com tecnologia Push-to-Talk (PTT), que possibilita chamadas individuais ou em grupo em tempo real. Os aparelhos também possuem GPS de alta precisão, câmera para registro e transmissão de imagens e sistema de áudio com cancelamento de ruído.
A nova tecnologia permitirá ampliar a integração da Guarda Civil Municipal com o Smart Ribeirão Pires. O sistema conta ainda com localização dos equipamentos em tempo real por GPS. Além da comunicação por voz, os dispositivos permitem o uso de aplicativos operacionais e o envio de informações diretamente do local das ocorrências.
Habilitação para uso de armas de choque
Também nesta quarta-feira (12/08), teve início a primeira turma de ‘Curso de Habilitação para Operador de Arma de Incapacitação Neuromuscular’, ou mais conhecidas como armas de choque, voltada aos GCMs de Ribeirão Pires. A qualificação prepara os profissionais para o manuseio adequado dos 50 equipamentos de incapacitação neuromuscular recebidos por meio do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.
Os equipamentos vão incorporar já o serviço da Guarda Civil Municipal no Festival do Chocolate. O secretário de Segurança Urbana, Mobilidade e Defesa Civil, Coronel Chaves, ressaltou que a chegada dos novos equipamentos, aliada à capacitação dos agentes, amplia a estrutura operacional da GCM e fortalece a atuação da segurança municipal
“Os novos rádios digitais melhoram a comunicação e a integração das equipes em tempo real, enquanto os equipamentos de incapacitação neuromuscular ampliam os recursos disponíveis para uma atuação mais segura e eficiente da Guarda. São investimentos que fortalecem o trabalho dos nossos agentes e aumentam a capacidade de resposta na proteção da população”, destacou Coronel Chaves.
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
