
Diadema atende, em sua rede municipal de ensino, 14.350 crianças na Educação Infantil, sendo 6.796 na pré-escola (4 e 5 anos), que está universalizada, e 7.554 em creches de tempo integral (0 a 3 anos). Desde novembro de 2025 não há fila de espera em creches para crianças acima de 6 meses de idade em Diadema.
As inscrições para matrícula nas creches da rede municipal de ensino, direta ou conveniada, podem ser feitas durante todo o ano, até 13 de novembro de 2026, diretamente em qualquer unidade escolar do município, conforme a lista (clique aqui). Após a inscrição, o acompanhamento pode ser feito por meio da Lista Pública (clique aqui).
As inscrições deverão ser realizadas pelos pais ou responsáveis legais e serão matriculadas somente crianças acima de seis meses de idade. O sistema, por meio de geolocalização com base no endereço informado pela família, identifica automaticamente as cinco escolas municipais mais próximas que ofertam atendimento na faixa etária da criança.
Essas unidades serão listadas como opções preferenciais para matrícula e constarão na lista pública, respeitando o prazo de até 7 dias úteis para atualização. A medida está em conformidade com o disposto no Art. 53, inciso V, da Lei Federal nº 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que assegura o acesso à escola pública e gratuita, próxima da residência da criança, bem como a garantia de vaga na mesma instituição para irmãos que frequentem a mesma etapa da Educação Básica.
Após a convocação, as matrículas poderão ser realizadas pelos pais ou responsáveis legais, com a apresentação do documento que comprove a guarda ou termo de Responsabilidade emitido pelo Conselho Tutelar, e mediante apresentação dos seguintes documentos:
– Certidão de nascimento (original e cópia);
– RG do estudante (original e cópia);
– Documento de identificação oficial com foto do responsável legal (original e cópia);
– Documento de identificação oficial com foto do responsável pela realização da inscrição (original e cópia);
– Comprovante de residência no Município de Diadema (original e cópia);
– Laudo médico com o diagnóstico ou a hipótese diagnóstica com CID (Classificação Internacional de Doenças) para identificação dos inscritos com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e/ou altas habilidades, se houver; (original e cópia);
– Cartão do SUS ou Informação da numeração; (original e cópia)
– Carteira de Vacinação (Folha de identificação e páginas com as anotações das vacinas); (original e cópia);
– Carteira de Programa do Governo (Bolsa Família/NIS da criança, outros); (original e cópia).
Investimento na Educação Infantil
A prefeitura de Diadema vem promovendo melhorias nas escolas da cidade por meio dos programas Escola Bonita e Transforma Diadema, com um investimento de R$ 40 milhões neste ano em reformas estruturais, pintura, revitalização de espaços como sala dos professores, brinquedoteca, berçário e parquinho, além de serviços de limpeza, jardinagem, paisagismo, sinalização, revisão das instalações elétricas e hidráulicas e manutenção geral. Este ano, 15 escolas já foram entregues e a previsão é de que 40 unidades sejam revitalizadas até o fim de 2026.
Nas unidades de Educação Infantil estão sendo instalados laboratórios sensoriais, espaço que proporciona atividades lúdicas voltadas ao estímulo dos cinco sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar) e contribui para o desenvolvimento cognitivo, emocional e motor das crianças.
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
