Em meio ao seu segundo mandato como vereador em Mauá, Renan Pessoa (MDB) topou outra empreitada, a da futura candidatura a deputado federal. Em entrevista ao RD Cast desta quinta-feira (30/07), o parlamentar apontou que sua principal motivação para a disputa eleitoral é a necessidade de Mauá ter um representante eleito na Câmara dos Deputados, algo que não acontece há 40 anos.
“Eu falo que Mauá cresceu, mas cresceu os problemas, cresceu a população, porém não evoluiu, e isso, essa falta de representação é o que nos motiva junto com a população. Eu sou morador da cidade de Mauá desde que nasci, nasci na cidade de Mauá, morador do maior bairro da cidade, que é o Jardim Zaíra, e eu vivo e sinto na pele ali o dia a dia da nossa população.”, explica.
Pessoa entende que por mais que trabalhe como vereador, o cargo acaba limitando tanto a atuação quanto a articulação para investimentos, principalmente aqueles que demandam valores altos de custo. Para o pré-candidato, não adianta aparecer falando dos problemas nas mais diversas áreas. O principal é encontrar soluções para que as demandas sejam atendidas, principalmente em uma cidade que se aproxima dos 500 mil habitantes.

Entre suas principais bandeiras está a Educação. Renan Pessoa entende que é necessária uma aproximação maior com a tecnologia, assim aproveitando algo que a geração mais jovem tem amplo conhecimento para melhorar o dia a dia do ensino.
“Hoje a gente está vivendo um momento de inteligência artificial, a gente está vivendo um momento de redes sociais. Isso é algo que o jovem mostra interesse, certo? Então a gente tem que investir. E como que é esse investimento? Trazendo recursos para ampliar a escola, para melhorar o chamamento de professores, funcionários da educação, para que eles sim possam levar a educação diretamente na vida dessas crianças, desses adolescentes, porque é uma das pautas que eu acredito e tenho muita convicção que é a pauta hoje que a população tem que acreditar.”, diz.
Mesmo com articulações nos mais diversos lugares do Estado de São Paulo, Renan Pessoa fará uma ação maior na chamada microrregião (Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra). Sobre futuras dobradas, o emedebista fará um trabalho exclusivo com o pré-candidato a deputado estadual Ivan Silva (Podemos). Tal situação vem do histórico de Renan junto ao prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima (Podemos).
“E eu sei do compromisso ele sendo eleito, que ele vai ter que ter com Mauá. Senão eu vou lá bater na porta dele lá e ele sabe o que funciona. Porque se eu estou pedindo voto, dando a minha cara e eu sei da responsabilidade dele, eu sei também que depois ele não vai esquecer Mauá.”, diz.
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
