
São Bernardo recebeu oficialmente nesta segunda-feira (22/6), o Selo Caixa Gestão Sustentável, certificação concedida pela Caixa Econômica Federal a municípios que se destacam pela adoção de boas práticas de Governança e Responsabilidade Socioambiental (ESG – Ambiental, Social e Governança).
A entrega, realizada no Paço, representa mais um reconhecimento ao governo do prefeito Marcelo Lima pelo trabalho de modernização administrativa, transparência e responsabilidade na condução das políticas públicas.
Desenvolvido pela Caixa, o selo, dentro da classificação Topázio, avalia mais de 20 indicadores relacionados à gestão municipal, contemplando critérios ligados à governança, planejamento, responsabilidade fiscal, sustentabilidade ambiental, inclusão social e eficiência na prestação de serviços públicos.
O reconhecimento é concedido às cidades que comprovam, por meio de dados públicos e indicadores oficiais, a adoção de práticas alinhadas aos princípios de desenvolvimento sustentável e gestão responsável.
“Receber o Selo Caixa Gestão Sustentável é uma demonstração de que São Bernardo está no caminho certo. Esse reconhecimento é resultado de muito planejamento, trabalho técnico e dedicação de toda a equipe da Prefeitura para entregar serviços de qualidade à população e preparar a cidade para o futuro, voltada à melhoria da vida das pessoas”, afirma o prefeito Marcelo Lima, ao frisar, ainda, que a certificação traz credibilidade para atrair investimentos privados.
O ato de entrega do selo contou com a presença da superintendente regional da Caixa no ABC, Maria Claudia Casselli e do superintendente de Governo da instituição, Cezar Arruda, além de representantes da instituição financeira e autoridades municipais. Durante a concessão do prêmio, Maria Casselli reforçou que o crescimento do município em diversos fatores foi responsável pelo resultado positivo. “São Bernardo tem o reconhecimento da excelência desta gestão”, diz.
Benefícios para a cidade
A certificação traz benefícios concretos para o município. Além do reconhecimento institucional, São Bernardo passa a ter acesso a condições diferenciadas na contratação de produtos e serviços oferecidos pela Caixa, na ampliação de oportunidades para captação de recursos e fortalecimento de projetos estratégicos voltados ao desenvolvimento da cidade.
A conquista se soma a uma série de avanços promovidos pela administração municipal na área de gestão pública, inclui a melhoria dos indicadores fiscais, o fortalecimento da capacidade de investimentos, a modernização de processos internos e a ampliação de políticas voltadas à sustentabilidade e à inclusão social.
Finanças
Para a secretária municipal da Fazenda, Tatiana Rebucci, o selo fortalece a credibilidade de São Bernardo junto a instituições financeiras, órgãos de controle e investidores, consolida o município como referência em governança pública e planejamento estratégico. “O reconhecimento reforça também o compromisso da Prefeitura com uma administração pautada pela eficiência, pela transparência e pela utilização responsável dos recursos públicos”, afirma.
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
